Whatsapp

Identificação de proteínas

Estratégias de ensino-aprendizagem

Através desta aula prática sobre identificação de proteínas, você será capaz de abordar de forma mais dinâmica esse conteúdo.
As proteínas podem ser obtidas de alguns alimentos, tais como leite e ovos
As proteínas podem ser obtidas de alguns alimentos, tais como leite e ovos
PUBLICIDADE

As proteínas são formadas por moléculas de aminoácidos e possuem como umas das suas funções principais atuar na estrutura da célula e participar de praticamente todas as reações químicas vitais (enzimas). Além disso, as proteínas são responsáveis pela produção de anticorpos, atuando, portanto, na defesa do nosso organismo.

As proteínas diferem-se umas das outras em virtude da quantidade, tipos e da sequência de aminoácidos que cada uma possui. Elas podem ser obtidas através da alimentação, entretanto, alguns alimentos não possuem essas moléculas ou apresentam-nas em pequena quantidade. Sendo assim, o objetivo desta aula é observar as proteínas em alguns tipos de alimentos.

Para esta aula prática sobre proteínas, você precisará de:

- Alguns tipos de alimentos, se possível inclua entre eles o fígado de boi, amido de milho, sal, gelatina em pó e ovo;

- Tubos de ensaio;

- Água destilada;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Sulfato de cobre a 0,5%.

- Hidróxido de sódio.

Primeiramente coloque uma pequena porção dos alimentos analisados e cerca de 3 ml de água destilada. Posteriormente, coloque cinco gotas de sulfato de cobre a 0,5% e cinco gotas de hidróxido de sódio.

Observe a coloração obtida em cada reação e anote os resultados em uma tabela. Aquele que apresentar coloração mais próxima do violeta possui maior quantidade de proteínas. Se apresentar coloração azul claro, que é a coloração do sulfato de cobre, significa que não houve reação e o alimento em questão não apresenta proteínas. Caso você esteja utilizando os alimentos sugeridos, irá reparar, por exemplo, que o fígado apresentará a coloração mais escura e o amido de milho e o sal apresentarão resultado negativo.

Boa aula!!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Artigos Relacionados
Clique aqui e saiba como preparar uma aula em que os alunos poderão identificar o amido e a glicose presentes nos alimentos.
Compreendendo a relação existente, nas proteínas, entre forma e função.
Aprenda como realizar a extração do ferro do cereal matinal em sala de aula e surpreenda seus alunos.
Aprenda a fazer cola utilizando o leite em pó!
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola