Introdução:
Os plásticos (polímeros sintéticos) estão presentes em toda parte em nossa sociedade, sendo praticamente impossível passar um dia sequer sem entrar em contato com eles. Sua alta durabilidade e resistência são as suas principais qualidades e também constituem o seu principal problema. Como os plásticos não são biodegradáveis, depois de utilizados, eles permanecem no meio ambiente por muito tempo, agravando o problema mundial de acúmulo de lixo.
A reciclagem dos plásticos é uma saída para, pelo menos, diminuir esse problema. Porém, um dos fatores que dificultam o processo de reciclagem dos polímeros é que geralmente eles vêm misturados, e é preciso primeiro realizar a sua separação.
Uma das formas de realizar a identificação dos plásticos é por meio da diferença de densidade entre eles. Essa é inclusive uma técnica usada por sucateiros de plásticos para separar os diferentes plásticos que eles encontram no lixo.
O professor pode abordar esse assunto em sala de aula ao estudar os impactos ambientais causados pelos polímeros juntamente à explanação sobre os diferentes tipos de plásticos, suas aplicações, propriedades, símbolos de reciclagem e composição. Para tornar a aula mais interessante e compreensível para os alunos, o professor pode dividir a turma em grupos de, no máximo, cinco pessoas e realizar a atividade experimental a seguir que é bem simples, feita com materiais de baixo custo e o melhor: estimula o raciocínio dos alunos.
Materiais e procedimentos:
* Três recipientes (podem ser potes de sorvetes vazios ou vasilhas de plástico);
* Álcool etílico comum (96ºGL);
* Sal de cozinha (cloreto de sódio);
* Água;
* Uma colher de chá;
* Copinhos descartáveis de café;
* Um copo descartável de água;
* Copo descartável;
* Embalagem de margarina;
* Garrafa de água ou embalagem de detergente;
* Embalagem de óleo de cozinha ou garrafa de refrigerante;
* Pedaços de cano ou de mangueira;
Procedimento Experimental:
Coloque o seguinte em cada um dos três recipientes:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
* Recipiente 1: Água;
* Recipiente 2: 1 copo de água + 1 copo de álcool;
* Recipiente 3: 2 copos de água + 3 copinhos de café e sal (bem misturado).
Agora é simples: coloque pedaços de cada um dos plásticos nos três recipientes e anote quais afundam (quais são mais densos que cada solução) e quais flutuam (quais são menos densos que as soluções).
Resultados e Discussão:
Os plásticos usados são feitos dos seguintes polímeros:
- copo descartável → PS (poliestireno), cuja densidade aproximada, a 25ºC, é de 1,040 a 1,080 g/cm3;
- embalagem de margarina → PP (poliepropileno), cuja densidade aproximada, a 25ºC, é de 0,900 a 0,910 g/cm3;
- garrafa de água ou embalagem de detergente → PEAD (polietileno de alta densidade), cuja densidade aproximada, a 25ºC, é de 0,935 a 0,960 g/cm3;
- embalagem de óleo de cozinha ou garrafa de refrigerante →PET (polietileno tereftalato), cuja densidade aproximada, a 25ºC, é de 1,220 a 1,400 g/cm3;
- pedaços de cano ou de mangueira → PVC (policloreto de vinila), cuja densidade aproximada, a 25ºC, é de 1,300 a 1,400 g/cm3.
É importante saber também que a densidade da água em condições ambientes normais é de aproximadamente 0,99 g/cm3; da solução de álcool etílico hidratado a 50% que foi preparada é de 0,76 g/cm3, e a densidade da solução saturada de sal é de 1,2 g/cm3 aproximadamente.
O professor pode fornecer essa tabela de densidades de cada plástico e propor a separação dos plásticos que eles testaram com base nos resultados observados e na comparação das densidades dos plásticos, com a densidade da água, da solução de álcool e da solução salina.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química