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Identificação de plásticos por meio da densidade

Estratégias de ensino-aprendizagem

Experimento simples e de baixo custo em que é feita a identificação de plásticos através da diferença de densidade entre eles.
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Introdução:

Os plásticos (polímeros sintéticos) estão presentes em toda parte em nossa sociedade, sendo praticamente impossível passar um dia sequer sem entrar em contato com eles. Sua alta durabilidade e resistência são as suas principais qualidades e também constituem o seu principal problema. Como os plásticos não são biodegradáveis, depois de utilizados, eles permanecem no meio ambiente por muito tempo, agravando o problema mundial de acúmulo de lixo.

A reciclagem dos plásticos é uma saída para, pelo menos, diminuir esse problema. Porém, um dos fatores que dificultam o processo de reciclagem dos polímeros é que geralmente eles vêm misturados, e é preciso primeiro realizar a sua separação.

Uma das formas de realizar a identificação dos plásticos é por meio da diferença de densidade entre eles. Essa é inclusive uma técnica usada por sucateiros de plásticos para separar os diferentes plásticos que eles encontram no lixo.

O professor pode abordar esse assunto em sala de aula ao estudar os impactos ambientais causados pelos polímeros juntamente à explanação sobre os diferentes tipos de plásticos, suas aplicações, propriedades, símbolos de reciclagem e composição. Para tornar a aula mais interessante e compreensível para os alunos, o professor pode dividir a turma em grupos de, no máximo, cinco pessoas e realizar a atividade experimental a seguir que é bem simples, feita com materiais de baixo custo e o melhor: estimula o raciocínio dos alunos.

Materiais e procedimentos:

* Três recipientes (podem ser potes de sorvetes vazios ou vasilhas de plástico);

* Álcool etílico comum (96ºGL);

* Sal de cozinha (cloreto de sódio);

* Água;

* Uma colher de chá;

* Copinhos descartáveis de café;

* Um copo descartável de água;

* Copo descartável;

* Embalagem de margarina;

* Garrafa de água ou embalagem de detergente;

* Embalagem de óleo de cozinha ou garrafa de refrigerante;

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* Pedaços de cano ou de mangueira;

Procedimento Experimental:

Coloque o seguinte em cada um dos três recipientes:

* Recipiente 1: Água;

* Recipiente 2: 1 copo de água + 1 copo de álcool;

* Recipiente 3: 2 copos de água + 3 copinhos de café e sal (bem misturado).

Agora é simples: coloque pedaços de cada um dos plásticos nos três recipientes e anote quais afundam (quais são mais densos que cada solução) e quais flutuam (quais são menos densos que as soluções).

Resultados e Discussão:

Os plásticos usados são feitos dos seguintes polímeros:

- copo descartávelPS (poliestireno), cuja densidade aproximada, a 25ºC, é de 1,040 a 1,080 g/cm3;

- embalagem de margarina PP (poliepropileno), cuja densidade aproximada, a 25ºC, é de 0,900 a 0,910 g/cm3;

- garrafa de água ou embalagem de detergentePEAD (polietileno de alta densidade), cuja densidade aproximada, a 25ºC, é de 0,935 a 0,960 g/cm3;

- embalagem de óleo de cozinha ou garrafa de refrigerante PET (polietileno tereftalato), cuja densidade aproximada, a 25ºC, é de 1,220 a 1,400 g/cm3;

- pedaços de cano ou de mangueira PVC (policloreto de vinila), cuja densidade aproximada, a 25ºC, é de 1,300 a 1,400 g/cm3.

É importante saber também que a densidade da água em condições ambientes normais é de aproximadamente 0,99 g/cm3; da solução de álcool etílico hidratado a 50% que foi preparada é de 0,76 g/cm3, e a densidade da solução saturada de sal é de 1,2 g/cm3 aproximadamente.

O professor pode fornecer essa tabela de densidades de cada plástico e propor a separação dos plásticos que eles testaram com base nos resultados observados e na comparação das densidades dos plásticos, com a densidade da água, da solução de álcool e da solução salina.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

A identificação dos plásticos por meio da densidade ajuda no processo de reciclagem deles
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