Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Jogo de Geografia em sala de aula: descobrindo a palavra

A realização de um jogo de Geografia em sala de aula pode ajudar a dinamizar o ensino.
Para variar um pouco as aulas e quebrar o ritmo, um jogo fácil e dinâmico pode ajudar
Para variar um pouco as aulas e quebrar o ritmo, um jogo fácil e dinâmico pode ajudar
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Uma boa estratégia para dinamizar o contexto educacional na escola é oportunizar a realização de momentos lúdicos. No presente texto, abordaremos uma sugestão de jogo de Geografia em sala de aula que pode ser executada tanto para descontrair quanto para atrair a atenção dos alunos e trabalhar de forma alternativa os conceitos apreendidos.

O jogo de Geografia em questão denomina-se “Descobrindo a Palavra” e é muito semelhante ao famoso “jogo da forca”, com a diferença de não haver limites de tentativas e também por envolver a participação de toda a turma, além de contar com pontuações.

A seguir, os passos para a realização da brincadeira:

1) Se houver muitos alunos em sala, divida-os em grupos, com no máximo cinco em cada. Os grupos competirão entre si.

2) Estabeleça uma forma de sorteio, como uma numeração ou nome para cada grupo a ser sorteada em papéis dobrados ou por formas diversas.

3) Escolha a palavra e uma dica, colocando o número de espaços referentes à cada letra da palavra a ser adivinhada e uma dica correspondente logo abaixo. Exemplo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A título de exemplificação, a palavra escolhida foi “Geografia”
A título de exemplificação, a palavra escolhida foi “Geografia”

4) Sorteie, a cada vez, o grupo que deverá dizer uma letra. Para cada acerto, é um ponto. Caso alguém acerte a palavra inteira, são cinco pontos. A palavra só poderá ser dita quanto faltar três letras para completá-la.

5) Assim, vence aquele grupo que fizer a maior pontuação ao final da aula.

Ao invés do sorteio, o professor também poderá optar por cada grupo de uma vez.

Assim, sugerimos que o professor trabalhe com palavras referentes a termos e conceitos-chave que foram apreendidos ao longo do ano ou do bimestre a fim de que os alunos apreendam melhor os temas trabalhados e associem a matéria a algo divertido, o que pode fazer com que as aulas rendam mais.


Por Me. Rodolfo Alves Pena