Whatsapp

Visualizando o papel do Estado no espaço geográfico

Estratégias de ensino-aprendizagem

É possível a realização de um trabalho de campo para uma melhor visualização do papel do Estado no espaço geográfico por parte dos estudantes.
O trânsito, as praças e muitos outros elementos estão relacionados com o Estado
O trânsito, as praças e muitos outros elementos estão relacionados com o Estado
PUBLICIDADE

O espaço geográfico é a expressão material das relações humanas com o meio. É a forma com que o homem transforma o espaço natural para nele constituir a sua vivência e suas atividades produtivas, envolvendo tanto o meio agrário quanto o meio urbanizado. Essa transformação, nesse contexto, envolve a ação de inúmeros atores sociais, como as indústrias, a agropecuária e muitos outros.

No entanto, o principal agente de produção e transformação do espaço geográfico é o Estado. Em sala de aula, para melhor esclarecer essa questão, é interessante que o professor faça com que o aluno consiga visualizá-la, de forma que um trabalho de campo pode ser uma interessante opção metodológica.

Primeiramente, é importante explicitar o que é, propriamente, o Estado. Trata-se do conjunto de instituições públicas que organizam e administram um dado território, exercendo sobre ele a sua soberania consolidada a partir de uma relação de poder. Dentre as instituições que compõem o Estado, temos o governo, as escolas, os hospitais públicos, as forças armadas, os ministérios, entre muitos outros.

Em um segundo momento, o professor precisa selecionar uma área na cidade, de preferência nas proximidades do local onde a escola está localizada, em que haja uma significativa intervenção do Estado envolvendo a construção de uma obra pública (um viaduto, um espaço cultural ou alguma intervenção no trânsito, por exemplo).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No trajeto, o professor pode ressaltar, através de exemplos, que as formas e estruturas manifestas no espaço geográfico estão, direta ou indiretamente, relacionadas com a ação estatal, seja pela sua intervenção, seja pela necessidade de sua autorização para a realização de construções e outros elementos. Afinal, a pavimentação das ruas, a sinalização do trânsito e a autorização para a construção de prédios e casas são responsabilidades do poder público e reverberam em alterações nas formas e no uso do espaço.

Ao chegar no local previsto, o educador deve evidenciar os motivos daquela obra e atentar os alunos para detalhes como o preço da construção, cujos valores provavelmente serão elevados, o que torna difícil a sua realização pela iniciativa privada. É interessante a utilização, se possível, de uma foto antiga do local antes da construção, a fim de estabelecer uma comparação entre o antes e o depois do local, para que os estudantes visualizem melhor o papel do Estado na produção do espaço geográfico.

Após a aula, como possibilidade de avaliação, o professor pode solicitar a realização de uma redação dissertativa sobre o papel do Estado na produção do espaço, utilizando a localidade visitada como um exemplo.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Artigos Relacionados
A ação antrópica e as transformações espaciais.
Confira uma proposta de aula sobre a construção do espaço geográfico com o objetivo de estabelecer a compreensão desse importante conceito.
Uma proposta de aula prática sobre as mudanças da paisagem.
Debate em sala de aula sobre o transporte público motivado pela realização de pesquisa e atividades.
Uma interessante análise sobre o espaço urbano e o cotidiano das cidades na canção “Muros e Grades”, da banda Engenheiros do Hawaii.
As principais abordagens realizadas pela ciência.
Confira uma sugestão de jogo de Geografia em sala de aula em que os alunos deverão adivinhar as letras e as palavras referentes aos temas estudados.
Uma proposta de aula introdutória a respeito dos conceitos de Nação, Estado e Governo.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola