Topo
pesquisar

Medida do tempo de reação

Estratégias de ensino-aprendizagem

O tempo de reação de uma pessoa é de suma importância para sua vida diária. A medida desse tempo de reação pode ser determinada através de um experimento simples.
PUBLICIDADE

Esta atividade experimental tem por objetivo auxiliar o professor na aplicação de conteúdos relacionados à variação do espaço, cálculo da velocidade de um objeto, bem como ensinar a determinar o tempo de queda de um corpo (objeto). A aplicação dessa atividade pode ocorrer tanto no início dos conceitos da cinemática, quanto no fim do conteúdo – isso vai depender do ritmo de aprendizado da turma.

O tempo de reação das pessoas pode ser facilmente medido com um experimento simples de queda livre. Para esse experimento são necessárias duas pessoas e uma régua grande.

O experimentador segura uma régua pela ponta. A outra pessoa, cujo tempo de reação se quer medir, fica com a mão em posição de segurar a ponta de baixo da régua, mas sem tocá-la. Em determinado instante, e sem aviso prévio, o experimentador solta a régua.

Quando isso ocorre, o outro deve tentar segurá-la, sem mover a mão para baixo. Em virtude do tempo de reação, a régua vai cair alguns centímetros antes de ser segurada. Essa distância Δx pode ser lida diretamente na marcação da régua, onde ela foi segurada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir do valor de Δx, podemos calcular o tempo de queda, que é igual ao de reação. Usando a equação do MRUV:

Com:

a=g     e     v0=0

Onde Δx é a distância que a régua cai, g é a aceleração da gravidade e t é o tempo de reação da pessoa. Assim, podemos calcular o tempo de reação com:

Para medir tempos de reação de até 0,5 segundo é necessária uma régua de comprimento mínimo de 1,25 metros.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola