Whatsapp

O explorar dos valores humanos na voz de Moacyr Scliar

Estratégias de ensino-aprendizagem

A leitura literária é um bom instrumento para trabalharmos a noção de valores humanos, para tanto ninguém melhor que Moacyr Scliar.
Explorando valores humanos na voz de Moacyr Scliar
Explorando valores humanos na voz de Moacyr Scliar
PUBLICIDADE

Valores humanos...  Parece que esse assunto, em se tratando do contexto em que muitos educadores se encontram inseridos, não possui mais sentido... Parece que, se não perdidos em sua totalidade, acabam se tornando mais escassos a cada dia que passa.  Assim, toda essa problemática encontra-se arraigada em fatores distintos, oriundos desde o convívio familiar, perpassando pelo convívio social, levando em consideração a relação estabelecida com outras pessoas com as quais convive “lá fora” e adentrando, chegando aos portões do próprio estabelecimento escolar, esse, por sua vez, fazendo alusão às normas de conduta, relações interpessoais entre educandos e entre educador, enfim... Esse assunto seria somente mais um entre os tantos a discutir.

Pois bem, norteados por tais princípios, preparamos algumas sugestões no que se refere ao trabalho da leitura literária, desta feita sob a voz de ninguém menos que Moacyr Scliar. Em uma das criações que, brilhantemente, nos deixam fascinados, figura “Respirando Liberdade”, cujo enredo se refere à história de Sérgio, um rapaz que passa por sérios problemas familiares, um deles é o hábito do tabagismo praticado pelo próprio pai. Vale a pena, portanto, caro educador, indicá-lo a seus alunos. E mais, seguem algumas sugestões para se trabalhar a avaliação da obra em estudo:

1 - Ao lermos uma determinada obra literária, além de nos atentarmos ao enredo (história) propriamente dito, temos de estar cientes no que se refere a outros aspectos. Dessa forma, cite:

- Título da obra;

- Nome completo do autor;

- Nome completo do (a) ilustrador (a);

- Nome da editora;

- Número da edição;

- Local onde o livro foi publicado;

- Ano em que a obra foi publicada.

Agora que esses dados estão completos, faça um breve resumo da biografia do autor – Moacyr Scliar.

2 – Respirando Liberdade... Nós, como leitores dessa fantástica obra, só entendemos o porquê do título após termos concluído a leitura. Dessa forma, quem pratica o hábito do tabagismo se torna refém do vício? Qual a sua opinião sobre esse assunto?

3 -Mesmo não sendo fumantes, já tivemos a oportunidade de constatarmos no rótulo das embalagens do cigarro: O Ministério da Saúde adverte: Fumar é prejudicial à saúde. Mesmo cientes disso, muitas pessoas parecem ignorar essa advertência. De acordo com o seu ponto de vista, quais os fatores que levam uma pessoa a praticar esse hábito, cujas consequências são desastrosas?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4 – Assim como Sérgio, muitas pessoas podem contribuir com aqueles que se mostram tomados pelo vício do fumo, no sentido de auxiliá-los a repensar sobre alguns conceitos.  Imagine então que uma delas seja você, assim, o que faria?

 5 - A narrativa apresenta vários momentos em que podemos considerar como sendo aqueles de maior tensão – teoricamente denominados de clímax. É exatamente por meio deles que nos sentimos surpreendidos por algo novo que ocorre. Assim, em se tratando da história lida, qual foi o momento que mais o (a) surpreendeu?

6 – Como você sabe, Sérgio, ao presenciar a separação dos pais e, ao mesmo tempo, conviver com a situação de fumante vivida pelo pai dele, poderia ter optado por caminhos tortuosos, como é o caso dos outros vícios, como as drogas, por exemplo. Como isso não ocorreu, qual a sua opinião sobre as atitudes que ele tomara? Colocando-se no lugar dele, faria o mesmo? Por quê?   

7 – Moacyr Scliar, assim como tantos outros autores renomados, retrata temas polêmicos nas obras que escreve, os quais nos conduzem a longas discussões e, sobretudo, reflexões. Nesse sentido, qual foi a lição de vida que você pôde tirar da obra que acabara de ler?

8 – Toda narrativa se constitui de um desfecho final, o qual pode ser alegre, triste, trágico, cômico etc. Sendo assim, o que você achou do final da história? Por quê?

9- Bolinha, um dos amigos de Sérgio, revelou a ele a ”história dos dois ratinhos”, retratada na página 36 e que, sem nenhuma dúvida, traz-nos uma lição de vida. Qual é esse ensinamento? O que você pensa sobre ele?  

10 – Foi preciso acontecer o inesperado para que o pai de Sérgio – Raul - mudasse de opinião no que se refere ao hábito de fumar. Que acontecimento foi esse? O que você achou do fato ocorrido?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Artigos Relacionados
A linguagem figurada como recurso didático capacita o aluno a compreender a essência do discurso.
A eficácia restringe-se à multiplicidade de interpretações
Como instrumento didático, a análise do fazer poético se revela bastante eficaz, fazendo da Literatura um instrumento de reflexão. Atenha-se a algumas dicas, aqui!
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola