Whatsapp

Produção de vídeos na aula de Matemática

Estratégias de ensino-aprendizagem

Com a participação dos alunos, o professor pode criar um ambiente interativo através da produção de vídeos na aula de matemática.
A produção de vídeos na aula de Matemática pode ser uma boa pedida para que os alunos compartilhem seu conhecimento com os colegas
A produção de vídeos na aula de Matemática pode ser uma boa pedida para que os alunos compartilhem seu conhecimento com os colegas
PUBLICIDADE

Professor, você já deve ter observado o quanto as crianças e os adolescentes estão envolvidos com a tecnologia nos últimos dias. É provável, inclusive, que você já tenha chamado a atenção de seus alunos diversas vezes por estarem distraídos com seus celulares e smartphones. Então por que não tornar a tecnologia uma aliada na aula de matemática?

A proposta de hoje é que o professor associe o uso da tecnologia a uma explicação dada pelos alunos. Mas por que colocar os alunos para explicar o conteúdo de Matemática? Um fato muito comum que pode ser percebido na sala de aula é que, em algumas situações, os alunos têm mais facilidade para compreender algo explicado pelo colega do que pelo próprio professor. Isso acontece porque, muitas vezes, o colega consegue usar uma linguagem mais clara para uma criança ou adolescente do que qualquer professor. Eles também possuem mais facilidade de compreender as dúvidas dos amigos.

A nossa sugestão é a implantação de uma aula interativa. Produzindo vídeos na aula de matemática, os alunos podem complementar o conteúdo após a explicação dada pelo professor. Ao finalizar uma nova matéria, o professor deve organizar a sala em grupos e dar a cada um deles uma missão. Esta poderá ser a realização de comentários sobre alguns tópicos do conteúdo ou a resolução de exercícios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ação de cada grupo deve ser gravada em vídeo, podendo este ser feito através de câmeras digitais, celulares ou tablets. Após a finalização da produção do vídeo, ele deve ser enviado ao professor para que este verifique se há falhas no conteúdo apresentado. Após cuidadosa análise, o professor pode selecionar os melhores vídeos para serem passados em classe para que o restante dos alunos possa conhecer os trabalhos feitos pelos colegas. Os vídeos que apresentarem falhas também podem ser levados à discussão, pois é de grande importância aprender a lidar com o erro na aula de matemática

Aproveitando-se do envolvimento das crianças e adolescentes com as redes sociais, o professor pode ainda criar uma “comunidade” ou “grupo” nas redes mais acessadas pela turma para compartilhar os vídeos. Dessa forma, toda a classe tem acesso às produções em qualquer momento, mesmo fora da escola. Esse conteúdo on-line é de grande ajuda para solucionar dúvidas dos alunos e para ajudá-los a preparar-se para as avaliações.


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

Artigos Relacionados
Equipamentos tecnológicos contribuindo na formação de indivíduos.
As redes sociais podem se transformar em verdadeiras aliadas no processo de ensino e aprendizagem. Não deixe de conferir!
Análise do erro, uma ferramenta que vem para auxiliar a aprendizagem dos alunos, tornando-se assim uma prática de ensino válida.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola