Topo
pesquisar

Produzindo Estalactites e Estalagmites em Laboratório

Estratégias de ensino-aprendizagem

Podem-se produzir estruturas semelhantes às estalactites e às estalagmites usando o bicarbonato de sódio ou o sulfato de magnésio.
PUBLICIDADE

A formação das estalactites e das estalagmites se dá da seguinte forma:

As águas subterrâneas possuem uma grande quantidade de gás carbônico (CO2) e de carbonato de cálcio (CaCO3) dissolvidos sob alta pressão.

CaCO3(s) + CO2(g)  + H2O(l)  Ca2+(aq) + 2 HCO-3(aq)

Quando essa água goteja dentro das cavernas, onde a pressão é menor, ocorre a liberação do gás carbônico e a formação do carbonato de cálcio, que vai se depositando na forma de estalactites no teto e na forma de estalagmites no chão.

Ca2+(aq) + 2 HCO-3(aq)CaCO3(s)+ CO2(g)  + H2O(l)

O carbonato de cálcio é um sal inorgânico que está presente no mármore e no calcário e é usado na produção de vidro comum e de cimento para construções.

Em laboratório, é possível com um experimento bem simples formar estruturas semelhantes às estalactites e àsestalagmites. No lugar do carbonato de cálcio, outros sais inorgânicos podem ser usados, que são o bicarbonato de sódio (NaHCO3) e o sulfato de magnésio (MgSO4).

Esses sais são viáveis para este experimento porque podem ser encontrados facilmente em farmácias ou supermercados. O bicarbonato de sódio é muito usado como fermento de pães e bolos e como antiácido estomacal, já o sulfato de magnésio é mais conhecido como sal amargo ou sal de Epsom, sendo usado principalmente para aplicação medicinal devido à sua ação laxativa e também em massagens e banhos relaxantes.

Sais inorgânicos usados no experimento: bicarbonato de sódio e sulfato de magnésio

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O professor pode realizar esse experimento com os alunos ao considerar o conteúdo de sais inorgânicos.

Materiais e Reagentes:

  • Bicarbonato de sódio (NaHCO3) ou  sulfato de magnésio (MgSO4- sal amargo );
  • 2 frascos vazios de papinha de neném;
  • 2 arruelas (discos finos com um furo no meio usados normalmente para suportar a carga de um parafuso);
  • 30 cm de fio grosso de lã ou de barbante de algodão;
  • 1 pires;
  • 1 colher.

Materiais para experimento

Procedimento Experimental:

Coloque o sal até a metade dos dois fracos e adicione água até encher, misturando bem com a colher. Amarre as pontas do barbante em cada uma das duas arruelas e coloque-as submersas nas soluções. O pires deve ficar no meio dos dois frascos, abaixo do centro do fio, como mostra a figura a seguir:

Experimento de formação de estalactites e estalagmites

Deixe o sistema em repouso por cerca de três dias, em local que não ocorra trepidações e que seja bem arejado.

Resultados e Discussão:

Depois de passado o tempo de repouso, será observado a formação de estruturas bem parecidas com as estalactites no barbante e com as estalagmites no pires embaixo.

Formação de estalactites e estalagmites em experimento

O professor pode então perguntar aos alunos como essas estruturas foram formadas, relacionando com a formação das estalactites e estalagmites nas cavernas.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

As estalactites e estalagmites são formadas pela disposição lenta e contínua de carbonato das gotas mineralizadas que escorrem e sofrem evaporação
As estalactites e estalagmites são formadas pela disposição lenta e contínua de carbonato das gotas mineralizadas que escorrem e sofrem evaporação
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola