Topo
pesquisar

Proposta de aula experimental sobre ponto de fusão

Estratégias de ensino-aprendizagem

Esta proposta de aula experimental sobre ponto de fusão consiste em mergulhar uma colher feita do elemento gálio em água morna e ver o seu derretimento.
PUBLICIDADE

Apresentaremos neste artigo uma proposta de aula experimental sobre ponto de fusão. O professor pode realizar o experimento a seguir em sala de aula para despertar o interesse dos alunos. Porém, é necessário adquirir o elemento gálio (Ga), que, muitas vezes, precisa ser importado. Existem sites de compras importadas pela internet que o vendem facilmente.

Derreta o gálio em banho-maria e coloque-o em algum molde, como o de uma colher ou de um garfo. Depois de deixá-lo esfriar, retire-o do molde. Você verá que ele realmente adquirirá a forma de um talher comum, pois o gálio é um metal prateado. Ele é, inclusive, um elemento químico pertencente à mesma família do alumínio, aparecendo no período logo abaixo na tabela periódica.

Leve essa colher de gálio para a sala, mas não diga para os alunos do que ela é feita. Pegue um copo ou qualquer outro recipiente transparente com água morna e mergulhe a colher de gálio.

Todos começarão a ver algo muito interessante: a colher começará a derreter na água!


Resultado de experimento em que o gálio derrete na água

Os alunos ficarão por entender o que aconteceu e deverão perguntar-se se há algum truque ou se foi mesmo real. Depois de pedir-lhes algumas sugestões de explicações para o experimento observado, diga do que a colher é feita e relacione com o conteúdo de ponto de fusão, que já deve ter sido abordado de forma teórica anteriormente à apresentação do experimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ponto de fusão e o ponto de ebulição são propriedades periódicas, que aumentam nos seguintes sentidos:


Aumento do ponto de fusão e ponto de ebulição dos elementos químicos na tabela periódica

Os elementos que ficam mais ao lado direito da tabela tem o ponto de fusão aumentado de cima para baixo. Visto que o gálio (Z = 31) fica no terceiro período, seu ponto de ebulição é pequeno, sendo cerca de 29,7 ºC ao nível do mar. Ele é o metal de menor ponto de fusão conhecido.

Como a água usada no experimento estava morna, ele derreteu (fundiu) quando colocado em contato com ela. É por isso que existem também muitos vídeos na internet em que algumas pessoas colocam o gálio na mão e, após algum tempo, ele derrete, tendo em vista que a temperatura corporal é maior que o ponto de fusão do gálio.

Se o professor não conseguir o gálio para fazer esse experimento, uma alternativa é mostrar para os alunos um dos muitos vídeos presentes na internet que mostram o mesmo experimento que foi apresentado aqui.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola