Topo
pesquisar

Proposta de aula experimental sobre ponto de fusão

Estratégias de Ensino

Esta proposta de aula experimental sobre ponto de fusão consiste em mergulhar uma colher feita do elemento gálio em água morna e ver o seu derretimento.
PUBLICIDADE

Apresentaremos neste artigo uma proposta de aula experimental sobre ponto de fusão. O professor pode realizar o experimento a seguir em sala de aula para despertar o interesse dos alunos. Porém, é necessário adquirir o elemento gálio (Ga), que, muitas vezes, precisa ser importado. Existem sites de compras importadas pela internet que o vendem facilmente.

Derreta o gálio em banho-maria e coloque-o em algum molde, como o de uma colher ou de um garfo. Depois de deixá-lo esfriar, retire-o do molde. Você verá que ele realmente adquirirá a forma de um talher comum, pois o gálio é um metal prateado. Ele é, inclusive, um elemento químico pertencente à mesma família do alumínio, aparecendo no período logo abaixo na tabela periódica.

Leve essa colher de gálio para a sala, mas não diga para os alunos do que ela é feita. Pegue um copo ou qualquer outro recipiente transparente com água morna e mergulhe a colher de gálio.

Todos começarão a ver algo muito interessante: a colher começará a derreter na água!


Resultado de experimento em que o gálio derrete na água

Os alunos ficarão por entender o que aconteceu e deverão perguntar-se se há algum truque ou se foi mesmo real. Depois de pedir-lhes algumas sugestões de explicações para o experimento observado, diga do que a colher é feita e relacione com o conteúdo de ponto de fusão, que já deve ter sido abordado de forma teórica anteriormente à apresentação do experimento.

O ponto de fusão e o ponto de ebulição são propriedades periódicas, que aumentam nos seguintes sentidos:


Aumento do ponto de fusão e ponto de ebulição dos elementos químicos na tabela periódica

Os elementos que ficam mais ao lado direito da tabela tem o ponto de fusão aumentado de cima para baixo. Visto que o gálio (Z = 31) fica no terceiro período, seu ponto de ebulição é pequeno, sendo cerca de 29,7 ºC ao nível do mar. Ele é o metal de menor ponto de fusão conhecido.

Como a água usada no experimento estava morna, ele derreteu (fundiu) quando colocado em contato com ela. É por isso que existem também muitos vídeos na internet em que algumas pessoas colocam o gálio na mão e, após algum tempo, ele derrete, tendo em vista que a temperatura corporal é maior que o ponto de fusão do gálio.

Se o professor não conseguir o gálio para fazer esse experimento, uma alternativa é mostrar para os alunos um dos muitos vídeos presentes na internet que mostram o mesmo experimento que foi apresentado aqui.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola