Topo
pesquisar

Realizando um estudo geométrico do campo de futebol

Estratégias de Ensino

Aborde a copa do mundo nas aulas de Matemática realizando um um estudo geométrico do campo de futebol em sala de aula.
PUBLICIDADE

Às vésperas do maior campeonato de futebol do mundo, por que não abordar a copa do mundo nas aulas de Matemática? Muito se pode falar a respeito desse tema, mas hoje vamos propor um estudo geométrico do campo de futebol. O professor pode planejar uma aula desde as séries iniciais até o final do ensino fundamental, mudando apenas o enfoque dado ao conteúdo em cada série.

Para dar início ao estudo geométrico do campo de futebol, o professor pode questionar os alunos sobre a composição de um campo. Isso pode ser feito oralmente ou mesmo por meio de desenhos, principalmente para os menores, que podem ter alguma dificuldade de expressão, o que é bem solucionado com os desenhos. Essa é uma excelente oportunidade para realizar um trabalho em conjunto entre os professores de Educação Física e Matemática, pois podem surgir situações em que esse profissional ajudará a enriquecer a aula.

Proponha aos alunos que criem um desenho de um campo de futebol diferente daquele que estão habituados. Por exemplo, em vez de desenhar dois semicírculos, inserir triângulos. No lugar de um campo retangular, optar por um campo circular, por exemplo. Tente manter princípios como os da simetria e proporção na construção dos campos. Apresente as formas que julgar adequadas e permita que os alunos usem a imaginação para criar os seus campos de futebol. Feito isso, exponha o trabalho de cada aluno para os colegas e proponha que eles escolham os campos de futebol mais diferentes para serem reproduzidos. Essa reprodução poderá ser feita no pátio da escola ou, em menor escala, em uma placa de isopor, por exemplo, tornando-se um “futebol de botão”.

Em sala, o professor deverá fazer questionamentos sobre as formas geométricas que aparecem na composição dos campos de futebol, como “quais são os nomes de cada forma geométrica?”. Experimente fazer uma apresentação dos campos construídos para os demais alunos da escola e permita que os responsáveis por cada campo expliquem quais as formas utilizadas. Preparando-se para o início da copa do mundo, faça um pequeno campeonato de futebol entre os alunos, utilizando as produções deles. Provavelmente algumas regras do futebol deverão ser alteradas em virtude dos campos. Estipule esse novo regimento com os alunos e os professores de Educação Física e Matemática.

Após essa atividade, peça aos alunos que registrem por escrito o que fizeram e quais foram as formas estudadas e empregadas nos campos de futebol construídos. Em outra oportunidade, além de fazer um estudo geométrico do campo de futebol, o trabalho pode ser feito abordando outros esportes, como o vôlei e o basquete.


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola