Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Roteiro de aula sobre o BRICS

Em uma aula sobre o BRICS, é importante considerar o tipo de agrupamento constituído e também as relações geopolíticas existentes nesse grupo de países emergentes.
O BRICS é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul
O BRICS é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O BRICS é um acrônimo criado para designar as principais economias emergentes do início do século XXI que apresentaram um elevado grau de desenvolvimento, sendo prometidas como os futuros países desenvolvidos do mundo em um futuro a médio prazo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Posteriormente, essa terminologia (que inicialmente não tinha o S de África do Sul, sendo somente “BRIC”) transformou-se em uma relação diplomática informal, que vem ganhando corpo e peso na esfera geopolítica internacional.

Nesse sentido, é importante apresentar em uma aula sobre o BRICS não tão somente os seus países-membros, mas sim temas da atualidade que façam com que os estudantes reflitam sobre a dinâmica da ordem mundial atual e o papel dos países emergentes nesse contexto. A seguir, uma proposta de roteiro de aula sobre o BRICS estruturada em quatro momentos, que podem ser distribuídos em uma ou mais aulas:

I. Apresente aos alunos o texto BRICS, disponível no portal Brasil Escola. Destaque que não se trata de um bloco econômico como o Mercosul e a União Europeia, mas um acordo informal que se estabelece mais na esfera diplomática do que no âmbito comercial, ao menos por enquanto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

II. Em seguida, após uma exposição dialogada sobre o texto, realize o seguinte estudo dirigido com os alunos:

1. O que é o BRICS? Quais são os seus países-membros?

2. Podemos dizer que o BRICS é um bloco econômico? Justifique sua resposta.

3. Explique como o BRICS está desafiando a economia mundial. Você concorda?

4. O que é o Banco do BRICS e qual é o seu objetivo?

III. Após avaliar as atividades realizadas com os alunos, apresente um novo texto, dessa vez uma reportagem disponível no site da Carta Capital: Quem tem medo do BRICS?

IV. Em seguida, como lição de casa, o estudante deverá elaborar um texto dissertativo sobre o papel do BRICS e o seu peso na economia e na política internacional, com base nas informações do material fornecido.


Por Me. Rodolfo Alves Pena