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O que é sequência didática?
Sequência didática é um conjunto de atividades desenvolvidas para a produção de gêneros textuais. Essas atividades podem ser guiadas por um tema ou um objetivo. Além disso, ela é dividida em etapas que têm como fechamento a produção final do gênero trabalhado, que são: apresentação da situação, produção inicial, módulos e produção final.
Nesta sequência didática, será proposta uma sequência de atividades para a produção do gênero textual receita, que é um texto presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa.
Dados da aula:
-
Objetivos:
- Ter contato com o gênero textual receita;
- Analisar o porquê do uso do modo imperativo;
- Pesquisar diferentes tipos de receita;
- Elaborar um caderno de receitas.
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Duração das atividades:
- 3 ou 4 aulas de 1 hora cada.
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Recursos da aula:
- Exemplos do gênero textual receita;
- Quadro ou cartazes;
- Folha de papel impressa;
-
Público-alvo:
- Alunos do 2º ano do ensino fundamental.
Sequência Didática – Gênero Textual Receita |
Apresentação inicial |
- Organizar a sala em círculo, permitindo que os alunos possam ficar à vontade e consigam manter contato visual com o professor(a) e com toda a turma. - Iniciar explicando que conhecerão um tipo de texto muito importante e que serve para nos ensinar como os alimentos podem ser preparados. - Dizer que durante 3 ou 4 aulas aprenderão como as receitas são estruturadas e pesquisarão receitas de família. - A produção final será a preparação de uma receita por todos. |
Produção inicial |
- Se a sua escola, ou ambiente de ensino, tiver uma cozinha experimental, leve a turma para esse espaço. Caso contrário, organize a sala em torno de uma mesa para que todos possam observar e participar da sua apresentação. - Prepare todos os materiais e alimentos necessários para o preparo de uma salada de frutas (pode-se requisitar que cada aluno traga uma fruta para aula nesse dia). - Escreva em um cartaz, ou projete por meio do recurso multimídia, a receita de uma salada de frutas. Tente escolher uma receita que traga, além do texto, uma imagem a fim de serem trabalhadas as diferentes linguagens. Pergunte aos alunos: - Você conhece esse tipo de texto? - Que tipo de texto é esse? - Onde vocês encontram esse tipo de texto? - Para que serve? - Já testaram alguma receita em casa? Qual? Como foi? Com quem? Deu certo? - A sua família tem alguma receita especial? - Em seguida, divida a sala em grupos de até três alunos. Distribua para cada grupo uma cópia da receita da salada de fruta. - Faça uma leitura coletiva da receita e faça uma análise da estrutura textual, questionando:
- Como é escrito esse tipo de texto? - O título é importante? Por quê? - E a imagem? É importante? Por quê? - Ele é um texto corrido ou possui partes? - Por que vocês acham que ele é dividido em partes? - O que cada parte contém? - Além das palavras, o que mais aparece no texto? Por quê? - No modo de fazer ou preparo, observe como as orações são construídas. Todas começam com verbos. Por quê? Qual a intenção de iniciar as orações com os verbos? - Além disso, existem alguns numerais escritos por extenso “primeiro”, “segundo”. Por quê? Eles são realmente necessários? Por quê? Será que podemos substituí-los por outras palavras que também trazem uma ideia de sequência? Quais? - Peça para cada grupo reescrever o modo de fazer, substituindo os numerais por expressões que tenham a ideia de sequência (Ex.: para começar, em seguida, depois, por último, etc.) - Peça para cada aluno trazer de casa uma receita de família escrita no caderno. |
Módulo 1 |
- Retome as características da receita da salada de frutas observadas na aula anterior e registre no quadro (título, imagem, ingredientes, modo de fazer). - Organize novamente os grupos da aula anterior e peça que analisem as receitas que trouxeram de casa, observando semelhanças e diferenças entre elas. Peça para fazerem esse registro no caderno. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) - Depois que registrarem, peça que cada grupo apresente suas receitas e as observações feitas. - Em seguida, pergunte aos alunos se já fizeram uma receita de bolo de chocolate. - Escreva o título “bolo de chocolate” no quadro e, por meio de uma produção coletiva, construa uma receita para o preparo desse alimento, perguntando:
- Quais ingredientes necessitamos? - Qual a quantidade? Etc. - Para facilitar, o professor pode colar, no quadro, diversos ingredientes que fazem ou não parte da receita e pedir para que os alunos selecionem os adequados. Além disso, pode-se trabalhar a noção de quantidade e medida utilizando esse mesmo recurso (Ex.: 1 quilo, 100 g, 2 copos, 1 colher de café, de sopa, etc.). Seria interessante também trazer para sala os recipientes para que os alunos pudessem ter contato com esses instrumentos de medição. - Nesse momento, enfatize a necessidade de colocar essas quantidades de medidas para que a receita seja preparada adequadamente; - Em seguida, chame a atenção da turma para a parte que descreve o modo de fazer, enfatizando a necessidade de fazerem conexões entre cada passo da receita e de utilizarem o verbo no imperativo para construírem a ideia de instrução. - Ao encerrarem, peça que registrem a receita no caderno. |
Módulo 2 |
- Em uma folha impressa, coloque uma receita com as partes desordenadas e as informações de ingredientes e modo de fazer incompletas. - Em grupos novamente, peça para que recortem e colem no caderno a receita de forma correta. Diga para que se ajudem, se necessário. Além disso, ande pela sala auxiliando-os em possíveis dificuldades. - Por fim, peça para que façam a leitura da receita que construíram. - Em seguida, mostre para os alunos um livro de receitas culinárias ou um site que as contenha. Pergunte:
- Você já leram um livro ou site de receitas? Qual? - Já assistiram a um programa de televisão ou vídeo na internet com receitas? Como foi? Sobre o quê? - Como este site/livro está organizado? - Por que há uma separação de receitas salgadas, doces, massas, etc.? - Por que as receitas são organizadas em ordem alfabética? - É importante fazer a divisão nessa ordem? Por quê? - Onde mais encontramos divisões em ordem alfabética? Por que esse recurso é importante? - Faça um sorteio entre os grupos a fim de que, na próxima aula, cada um traga de casa uma receita do tipo sorteado (massa, doce, salada, etc.). A receita deve ser trazida em uma folha separada para ser entregue ao professor. |
Módulo 3 |
- Inicie a aula com a leitura das receitas pesquisadas em casa. Em seguida, recolha as receitas. - Faça uma divisão dos tipos de receita no quadro, escrevendo em cada parte massa, salada, doce, etc. - Sorteie uma receita e peça à turma para classificá-la de acordo com as divisões. Se necessário, leia novamente os ingredientes. Cole a receita no lugar específico. Assim que terminarem, pergunte à turma: - Como foi possível classificar cada uma das receitas? O que indicava se uma era doce e outra salgada? Por que esse tipo de classificação é importante?
- Construa um exercício em folha impressa para que os alunos organizem diferentes receitas em suas classificações e na ordem alfabética. |
Produção Final |
- Como atividade final, distribua para os grupos a receita impressa de doce de leite em pó, ou outra em que não seja necessário ir ao fogo. - De acordo com o contexto de cada escola, decida qual o melhor meio de obter os ingredientes para essa receita (pelos pais ou pela coordenação). - Faça a leitura dessa receita junto com a turma, esclareça as dúvidas e peça que iniciem a produção. Ao finalizarem, reúna toda a turma para degustar e avaliar a produção, além de poderem compartilhar os docinhos com toda a escola. |
Por Mariana Rigonatto
Graduada em Letras