Topo
pesquisar

Sugestão de aula sobre funções da linguagem

Estratégias de ensino-aprendizagem

Esta sugestão de aula sobre funções da linguagem pode ajudar os alunos a compreenderem as atividades discursivas nas quais estamos inseridos em nosso cotidiano.
As funções da linguagem desempenham um importante papel em nossos atos discursivos, sejam eles linguísticos ou extralinguísticos
As funções da linguagem desempenham um importante papel em nossos atos discursivos, sejam eles linguísticos ou extralinguísticos
PUBLICIDADE

 Professor, que tal preparar uma aula dinâmica e expositiva sobre as funções da linguagem? Conteúdo contemplado nas séries finais do Ensino Fundamental e também durante o Ensino Médio, as funções da linguagem explicam o funcionamento e as intenções da comunicação oral e escrita. Para formarmos bons leitores, é indispensável o investimento em aulas que ensinem nossos alunos a extraírem de todo material linguístico as intenções do enunciador.

As funções da linguagem estão centradas nos elementos da comunicação. Cada uma delas destina-se a atingir determinado elemento através de escolhas linguísticas específicas. Nenhum ato comunicacional é desprovido de subjetividade, e ensinar isso para nossos alunos contribui para a formação de cidadãos letrados. Confira quais serão as estratégias adotadas na sugestão de aula sobre funções da linguagem:

Proposta de aula sobre funções da linguagem

  1. Professor, explique para os alunos todas as funções da linguagem. São elas:

 

  • Função referencial ou denotativa;

  • Função emotiva ou expressiva;

  • Função conativa ou apelativa;

  • Função fática;

  • Função metalinguística;

  • Função poética.

2) Para ajudar na assimilação do conteúdo, utilize exemplos que ilustrem cada uma das funções da linguagem. Você pode pedir para a turma que pesquise o material necessário para posterior explicação, isso estimulará a participação do grupo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Função referencial ou denotativa: Reportagens, notícias, textos instrucionais, mapas e outros recursos de representação utilizados em aulas de biologia (livros de anatomia, por exemplo);

  • Função emotiva ou expressiva: Poemas, letras de música e histórias em quadrinhos;

  • Função conativa ou apelativa: Anúncios publicitários, horóscopos, cópias de discursos (políticos ou religiosos), matérias de revistas e jornais sobre comportamento;

  • Função fática: Transcrição de conversas telefônicas e música “Sinal fechado”, de Paulinho da Viola;

  • Função metalinguística: Poemas, pinturas, fotografias e histórias em quadrinhos, cujas mensagens estejam centradas no código linguístico ou extralinguístico;

  • Função poética: Poemas e textos de variados gêneros e músicas cujas mensagens estejam centradas na elaboração da própria mensagem.

Temos aqui um material que pode ser trabalhado em seis aulas, cada uma delas contemplando uma das funções e retomando a função vista anteriormente. Você pode também solicitar que os alunos exponham todo material coletado e que formem grupos. Cada um desses grupos ficará responsável pela apresentação de uma das funções em um seminário nas aulas de língua portuguesa, um interessante método para a verificação de aprendizado que pode substituir a prova escrita.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola