Professor, você já percebeu que boa parte dos desvios linguísticos cometidos pelos alunos pode ser justificada através da própria gramática? Erros ortográficos, sintáticos e semânticos, na maioria das vezes, são apenas corrigidos, e dessa maneira perdemos a grande oportunidade de discutir a língua portuguesa com nossos alunos. Quando os erros gramaticais são elucidados, minuciosamente discutidos em sala de aula, as chances de que o aluno volte a cometê-los diminuem consideravelmente.
Pensando na importância de discutir a gramática de maneira mais eficiente e democrática, preparamos uma sugestão de aula sobre palavras parônimas. A paronímia é responsável por diversos deslizes na comunicação oral e escrita, deslizes que podem, inclusive, alterar a significação de um texto. Vale muito explicar para a turma que alguns erros gramaticais são absolutamente compreensíveis, mesmo porque nossa língua portuguesa é complexa e recheada de regras e exceções que confundem até mesmo os escritores mais hábeis! Para a realização da aula de língua portuguesa sobre paronímia, utilize a seguinte lista (você também pode incrementar a lista com outros vocábulos, são diversas as ocorrências da paronímia em nosso idioma):
Docente (relativo a professor)
|
Discente (relativo a aluno)
|
Ratificar (confirmar, validar)
|
Retificar (corrigir, alinhar)
|
Descrição (ato de descrever)
|
Discrição (o que é discreto)
|
Tráfego (trânsito)
|
Tráfico (comércio)
|
Iminente (pendente, próximo a acontecer)
|
Eminente (ilustre)
|
Intimorato (destemido, intrépido)
|
Intemerato (puro, imaculado)
|
Proscrever (condenar, abolir)
|
Prescrever (indicar, ordenar)
|
Despercebido (não notado, não observado)
|
Desapercebido (desprovido, desprevenido)
|
Aferir (comparar, apreciar)
|
Auferir (levar, roubar)
|
Matilha (grupo de cães)
|
Mantilha (pequena manta)
|
Diferido (adiar, procrastinar)
|
Deferido (conceder, ceder)
|
Infringir (transgredir, desrespeitar)
|
Infligir (penalizar, impor)
|
Descriminar (absolver)
|
Discriminar (distinguir, diferenciar)
|
Precursor (pioneiro, prógono)
|
Percursor (o que percorre)
|
Cumprimento (saudação)
|
Comprimento (tamanho, grandeza) Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
|
Fluvial (relativo a rio)
|
Pluvial (relativo à chuva)
|
Imergir (mergulhar)
|
Emergir (vir à tona)
|
Delatar (denunciar)
|
Dilatar (alargar, estender)
|
Absorver (sorver)
|
Absolver (inocentar)
|
Dirigente (que dirige, gere)
|
Diligente (aplicado, eficiente)
|
A turma deverá ser organizada em pequenos grupos, e cada grupo receberá a lista acima. Durante quinze minutos, os alunos deverão estudar as palavras parônimas e seus significados. Feito isso, promova o jogo das palavras parônimas respeitando as seguintes etapas:
Proposta de aula sobre palavras parônimas:
-
Professor, sorteie o significado de uma das palavras da lista que você entregou para os alunos;
-
Leia o significado da palavra sorteada;
-
O grupo então deverá escrever a palavra correspondente ao significado lido por você em um pedaço de papel;
-
Lembre aos alunos que cada pedaço de papel deverá ser devidamente identificado pelo nome ou pelo número do grupo;
-
Feito isso, revele a resposta correta e verifique quais grupos acertaram. O grupo, ou os grupos, que tiver (em) escrito a palavra corretamente pontuam;
-
Vence aquele, ou aqueles, que obtiver (em) o maior número de acertos.
O jogo das palavras parônimas é uma atividade diversificada que estimula a participação dos alunos, bem como incentiva aspectos lúdicos que devem estar inscritos no processo de aprendizado. Seu principal objetivo é explicar o fenômeno da paronímia de maneira leve e descontraída, mostrando para os alunos que muitos erros gramaticais podem ser justificados em virtude de nossa complexa gramática. Após a realização da atividade, você poderá dar prosseguimento ao conteúdo, sempre lembrando que a participação dos alunos é fundamental. Priorize atividades que visem a explicação dos erros, e não apenas a correção sem antes propiciar à turma uma análise crítica sobre a língua portuguesa.
Por Luana Castro
Graduada em Letras