De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, o professor de línguas e linguagens deve apostar em "práticas que possibilitem ao aluno aprender a linguagem a partir da diversidade de textos que circulam socialmente" (PCN, 2000, p.30). Assim, é possível afirmar que nossos documentos oficiais da educação reconhecem a variedade de textos que circulam socialmente e também sua relevância, já que é por meio deles que nos colocamos no mundo e interagimos uns com os outros.
Embora existam inúmeros tipos de textos e gêneros discursivos textuais, é bastante recorrente observarmos, nas aulas de Redação/Produção de texto, maiores esforços para o trabalho com tipos de texto como o narrativo e o dissertativo, principalmente. De maneira geral, a tipologia narrativa é bastante trabalhada no Ensino Fundamental, e a tipologia dissertativa, no Ensino Médio, já que é este o tipo de texto eleito pelo Enem para avaliar os alunos egressos da Educação Básica.
Entretanto, sabemos que há muitas situações comunicativas que requerem dos usuários das línguas muito mais do que saber contar uma história, argumentar ou defender pontos de vista. Mais do que isso, há situações que requerem outro tipo de atitude dos sujeitos: é preciso saber obedecer a ordens e instruções.
Mais do que o desenvolvimento de habilidades de escrita literária e/ou científica em nossos alunos, é possível fazer com que eles saibam obedecer a regras, comandos e instruções a partir do trabalho com os gêneros discursivos da tipologia injuntiva na sala de aula.
De modo geral, o texto injuntivo pode contribuir com o desenvolvimento de habilidades importantes em nossos alunos. É o que observamos quando nos deparamos com gêneros discursivos como as receitas culinárias, os manuais e cartilhas de instrução, bulas de medicamentos etc.
Pensando nisso, preparamos para você uma sugestão de atividades com textos da tipologia injuntiva para que você possa não somente elucidar a importância e a recorrência desses tipos de textos em nosso cotidiano, mas também avaliar de que maneira os alunos comportam-se diante de situações em que seguir etapas e obedecer a ordens mostra-se essencial. É importante ressaltar que o professor deverá disponibilizar duas aulas para que as atividades sejam realizadas.
1ª aula
1 – Fazer uma breve revisão sobre os tipos de texto (narrativo, dissertativo, descritivo, expositivo e injuntivo);
2 – Fazer uma breve revisão sobre o que são os gêneros textuais (citar pelo menos três exemplos de gêneros para cada tipologia de texto);
3 – Exposição no quadro sobre o conceito de injunção (clique aqui e saiba mais sobre o conceito de injunção);
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
4.1 – Leia para os alunos uma receita de brigadeiro desde os ingredientes ao modo de preparo, como esta que sugerimos a seguir:
Brigadeiro Tradicional
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de chocolate em pó
chocolate em raspas (ao leite ou amargo) para confeitar
Modo de fazer:
Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando desgrudar do fundo da panela, apague o fogo e transfira para um recipiente untado. Depois de frio, molde os docinhos, confeite com as raspas de chocolate e coloque em forminhas de papel.
Rendimento: 30 brigadeiros
4.2 – Leia também para os alunos um manual contendo as regras do jogo de Xadrez, como este que sugerimos aqui.
Atividade 1: Selecione uma receita culinária que você tenha em casa ou pesquise na internet. Leia a receita e observe se você tem todos os ingredientes necessários. Faça a receita. Se precisar usar o fogão/forno, peça ajuda de um adulto. Escreva um comentário de 20 linhas relatando como foi sua experiência, se todos os passos foram seguidos corretamente, se a receita ficou da forma como esperava e por quê. Trazer a receita e o resultado (a receita pronta) na aula seguinte.
Atividade 2: Crie um jogo de tabuleiro ou de cartas. Você deve construir o tabuleiro (se houver) e as peças. Escreva um manual de instruções contendo as regras e o objetivo do seu jogo, inclusive quantos jogadores e suas faixas etárias. Trazer o jogo e o manual de instruções para a aula seguinte.
2ª aula
1 – Peça para que um aluno que escolheu a receita e outro que escolheu o manual de jogo comentem como foram suas experiências (positivas e negativas);
2 – Peça para cada aluno que escolheu fazer receita ler e compartilhar o resultado com os colegas;
3 – Peça para os demais que escolheram o manual de instruções para leiam para os colegas as instruções e regras do jogo;
4 – Ressalte e enfatize com os alunos a importância de seguirmos corretamente todas as informações contidas tanto nas receitas quanto nos manuais de instrução dos jogos/bulas/cartilhas etc;
5 – Deixe que os alunos joguem e auxilie-os até o final da aula. Os alunos que fizeram a receita devem também compartilhá-la.
Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo