Whatsapp

Trabalhando a escala de pH

Estratégias de ensino-aprendizagem

Qual é o pH do vinho?
Qual é o pH do vinho?
PUBLICIDADE

O pH, ou Potencial de Hidrogênio, é a escala que mede o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância, podendo variar de 0 a 14.

O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.

Conhecer o pH de substâncias é um processo que requer o auxílio de um phmetro. Através deste aparelho é possível medir com precisão a acidez de líquidos.

Os valores de pH que iremos apresentar aqui é uma amostra da escala de pH, cada componente irá apresentar um valor diferente do outro.

Material:

- Aparelho phmetro;
- 11 recipientes transparentes (cada recipiente irá comportar um componente da escala de pH);
- Soluções para análise.

As soluções com seus respectivos valores de pH serão listadas na tabela:


Dica: coloque uma etiqueta em cada recipiente com o valor do pH do produto.

Procedimentos:

1. Confirme os valores de pH estipulados para os produtos utilizando o aparelho phmetro: ensine a turma a operar o aparelho;
Nota: se houver diferença mínima, não descarte sua medida de pH, pois a acidez pode variar, não precisando obedecer a tabela.

2. Com os valores de pH em mãos, peça aos alunos para classificarem cada substância se baseando na tabela abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os valores de 0 a 7 são considerados ácidos, valores em torno de 7 são neutros e valores acima de 7 são básicos (alcalinos).

Com esta aula é possível introduzir o conceito de pH e ainda ensinar aos alunos sobre o aparelho phmetro.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Artigos Relacionados
Esse experimento consiste na determinação da acidez de uma amostra de suco de limão ou de laranja, que pode ser usada para explicar o conteúdo de Titulação ácido-base.
Aprenda a produzir um indicador a partir da flor de Hibisco.
Aprenda a fazer uma mensagem secreta que apenas quem souber a explicação química para esse processo poderá descobrir o que está escrito.
Nesse experimento é possível verificar como o ferro presente em uma esponja de aço interage com o ácido cítrico do refrigerante de limão e do próprio suco de limão.
Conheça uma estratégia simples para trabalhar a temática dos indicadores ácido-base em sala de aula e aumentar os conhecimentos químicos dos alunos.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola