A escala de pH é uma faixa numérica utilizada para medir o potencial hidrogeniônico (pH) de uma solução, ajudando a determinar se o meio é ácido, básico ou neutro.
A escala de pH é uma ferramenta utilizada como parâmetro na medição do potencial hidrogeniônico (pH) de uma solução. Essa escala consiste em uma faixa numérica que varia de 0 a 14, utilizada para definir se uma solução tem caráter ácido, básico ou neutro. O pH de uma solução pode ser verificado, de forma quantitativa, através do pH-metro que é um equipamento eletrônico que determina o nível de acidez ou basicidade do meio.
Outra forma de verificar o pH, de forma qualitativa, é através de indicadores ácido-base naturais, fitas indicadoras ou papel tornassol. O princípio desses métodos consiste na mudança de cor da solução, da fita e do papel. Os métodos qualitativos são dependentes do auxílio de escalas colorimétricas de referência para indicar o pH da solução e o nível de acidez ou basicidade do meio.
Uma forma simples e acessível de verificar o pH de soluções é através do extrato de repolho-roxo. Esse extrato contém antocianinas que, em solução, atuam como um indicador ácido-base natural. As antocianinas apresentam uma ampla faixa de variação de cores, possibilitando identificar diferentes níveis de acidez e basicidade do meio.
Em sala de aula, a construção da escala de pH com extrato de repolho-roxo é uma ferramenta poderosa para potencializar o processo de ensino-aprendizagem de ácidos e bases, podendo ter sua aplicação estendida a diferentes assuntos correlatos, como equilíbrio químico e estudo de reações químicas.
A escala de pH é uma faixa numérica, que varia de 0 a 14, utilizada como parâmetro na medição do potencial hidrogeniônico (pH) de uma solução.
A escala de pH serve para determinar se uma solução é ácida, neutra ou básica.
O pH pode ser medido de forma quantitativa, através do pH-metro, e pode ser verificado de forma qualitativa, através de substâncias indicadoras ácido-base, fita de papel indicadora ou papel tornassol.
A escala de pH pode ser trabalhada em sala de aula com o uso de soluções de substâncias comuns do cotidiano dos estudantes e extratos de substâncias indicadoras.
Algumas substâncias do cotidiano que apresentam pH ácido e que podem ser utilizadas são: vinagre, suco de limão, refrigerantes, água gaseificada e leite.
Algumas substâncias do cotidiano que apresentam pH básico e que podem ser utilizadas são: sabão em pó, bicarbonato de sódio, água sanitária, soda cáustica e remédios antiácidos.
O extrato de repolho-roxo pode ser utilizado como um indicador ácido-base natural, pois é de fácil acesso e tem baixo custo.
O que é a escala de pH?
A escala de pH determina o caráter ácido ou básico de uma solução. Ela varia de 0 a 14.
A escala de pH é uma ferramenta utilizada como parâmetro na medição do potencial hidrogeniônico (pH) de uma solução. É uma faixa numérica utilizada como parâmetro para determinar o caráter ácido ou básico de uma solução. Essa escala varia de 0 a 14, e também pode ser dada junto a uma faixa colorimétrica, que auxilia na determinação do pH do meio de forma qualitativa através da mudança de cor da solução.
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Para que serve o pH?
A escala de pH serve como parâmetro na determinação do caráter ácido-base de uma solução.
Ácido
Neutro
Básico
pH < 7
pH = 7
pH > 7
Soluções que apresentam valores de pH menores que sete, são classificadas como ácidas, enquanto soluções que apresentam valores de pH maiores que sete, são classificadas como básicas.
O pH pode ser medido através do pH-metro, um equipamento eletrônico que converte a tensão gerada por um eletrodo, imerso na solução, em valores de pH que variam de 0 a 14. Apesar de o pH-metro ser o método mais preciso de medição do pH, essa medição pode ser feita através de métodos qualitativos, utilizando fitas indicadoras de pH ou papel tornassol.
O pH-metro é o método mais preciso de medição do pH.
Esses dois métodos são parecidos e consistem em mergulhar a fita, ou o papel tornassol, na solução e verificar a mudança de cor da fita e do papel. A fita indicadora de pH apresenta uma escala colorimétrica de referência, utilizada para estimar o valor aproximado do pH da solução.
Fita indicadora de pH.
Já o papel tornassol é específico para o meio. O papel azul é utilizado para identificar soluções ácidas, enquanto o papel vermelho é utilizado para identificar soluções básicas. Em meio básico, o papel tornassol vermelho muda de cor, passando a apresentar uma coloração azul. Já o papel tornassol azul, em meio ácido, passa a presentar uma coloração vermelha. Quando o meio está neutro, não há mudança na cor do papel.
Tabela de pH
Diferentes soluções do nosso cotidiano e fluidos do nosso corpo apresentam valores de pH distintos, como mostra a tabela abaixo:
Solução/fluido
Valor de pH
Suco gástrico
1,0−2,0
Suco de limão
2,4
Vinagre
3,0
Suco de laranja
3,5
Urina
4,8−7,5
Café preto
4,5−6,0
Saliva
6,4−6,9
Leite
6,5
Água pura
7,0
Sangue
7,35−7,45
Lágrimas
7,4
Bicarbonato de sódio
9,0
Leite de magnésia
10,6
Amônia para limpeza doméstica
11,5
Água sanitária
13,5
Soda cáustica 0,5%
> 14,0
Trabalhando a escala de pH em sala de aula
A escala de pH pode ser trabalhada em sala de aula com o uso de fitas indicadoras de pH, papel tornassol ou indicadores químicos. A fita indicadora e o papel tornassol podem ser utilizados paraverificar uma série de soluções nas aulas, visando descobrir a função inorgânica e a caracterização de substâncias comuns do cotidiano.
O uso dos indicadores químicos, além de apresentar a mesma função anterior, acrescenta às aulas o fator curiosidade, pois envolve a mudança de coloração das soluções. Isso desperta a curiosidade dos alunos e aumenta a conexão com o assunto abordado. Entre os principais indicadores, estão a fenoftaleína, o azul de bromotimol e o vermelho de metila, cujas variações de coloração, com suas respectivas faixas de pH, estão descritas na tabela abaixo:
Indicadores químicos
Cor
pH
Vermelho de metila.
vermelho
< 4,4
laranja
4,4−6,2
amarelo
> 6,2
Azul de bromotimol.
amarelo
< 6,0
verde
6,0−7,6
azul
> 7,6
Fenoftaleína.
laranja
< 0
incolor
0−8,2
rosa-claro
8,3−10
carmim ou roxo
10−12
incolor
> 12
Entretanto, nem sempre é possível ter esses indicadores à disposição para aplicação em sala de aula, assim os indicadores naturais surgem como uma alternativa prática e acessível. Entre eles, destacam-se:
a curcumina, presente na cúrcuma, e
as antocianinas, presentes em uma grande variedade de frutas, vegetais e grãos.
Estrutura química dos indicadores naturais curcumina e antocianinas.
A curcumina apresenta coloração amarela em meio ácido e cor avermelhada em meio básico. Já as antocianinas se destacam pela sua versatilidade, apresentando uma ampla faixa colorimétrica, o que permite não só determinar o pH de uma grande variedade de soluções como oferece a possibilidade de emular uma escala de pH.
Essas substâncias podem ser utilizadas em sala de aula como indicadores ácido-base, unindo a prática experimental e a mudança de coloração ao misturar soluções com diferentes faixas de pH. Esses experimentos proporcionam um bom envolvimento dos alunos com a proposta pedagógica.
O repolho-roxo é rico em antocianina, fator que contribui para a sua coloração roxa. Como mencionado anteriormente, a antocianina permite não só determinar a acidez ou basicidade das soluções, como também montar uma escala colorimétrica de pH. Essa aplicação é possível a partir do extrato de repolho-roxo, que pode ser obtido a partir de uma rápida extração a quente do pigmento. A verificação do pH e da escala colorimétricapode ser feita adicionando uma fração do extrato de repolho-roxo às soluções.
O extrato de repolho-roxo é rico em antocianina, um indicador natural de pH.[1]
O quadro abaixo mostra alguns tipos de soluções, com suas respectivas cores e valores aproximados de pH, quando misturadas ao extrato do repolho-roxo:
Substância (solução)
Cor da mistura
pH aproximado
Ácido muriático – HCl
vermelho
2
Vinagre
púrpura
4
Suco de limão
violeta
6
Água de torneira
roxo
7
Amoníaco – NH4OH
azul
8
Bicarbonato de sódio – NaHCO3
azul/verde
10
Leite de magnésia – Mg(OH)2
verde
12
Soda cáustica – NaOH
amarelo
> 12
Essas substâncias são comuns no cotidiano e podem ser facilmente utilizadas em uma proposta pedagógica devido à acessibilidade dos materiais. O indicador também é acessível, pois o repolho-roxo pode ser facilmente encontrado em feiras livres e supermercados. Como a obtenção da cor é imediata após a mistura do extrato às soluções, esse experimento pode ser facilmente feito em aulas de ensino fundamental e médio, que duram entre 45 e 60 minutos.
As cores resultantes da mistura representam o valor aproximado do pH de cada solução.[2]
Vale destacar que a extração do repolho-roxo deve ser feita previamente, antes da aula, para que o tempo em sala seja empenhado apenas na mistura das soluções e na montagem da escala. No decorrer do experimento, é importante dar aos estudantes uma referência visual da escala colorimétrica de pH, considerando que a intensidade da coloração varia de acordo com a concentração das substâncias no meio.
A escala de pH montada a partir das soluções podem ser utilizadas para introdução ou aprofundamento de discussões sobre ácidos e bases, sendo essa a sua principal aplicação em sala de aula. Porém, o indicador de repolho-roxo também pode ser abordado no estudo de reações químicas e até no estudo de equilíbrios, em que normalmente é abordada a relação entre o potencial hidrogeniônico (pH) e o potencial hidroxilônico (pOH).