O calor pode passar de um corpo para outro de várias maneiras: pelo contato (condução) ou ainda por convecção. Para entender este último processo, vai aqui uma sugestão de atividade experimental rápida e expositiva.
Material
- Bico de bunsen (ou chama)
- Balão volumétrico (ou recipiente transparente)
- Suporte para o balão volumétrico
- Água e serragem
Procedimento
1. Misture a água e a serragem de forma que se obtenha uma solução;
2. Coloque a mistura no balão e leve para aquecer;
3. CUIDADO: devido aos riscos oferecidos pelo fogo, é recomendável que se utilize um suporte para sustentar o balão em aquecimento;
4. Observe a movimentação da serragem dentro do balão transparente.
O movimento observado permite representar como foi feita a transferência de calor por convecção, veja a definição:
Convecção é a propagação do calor que ocorre nos líquidos, é feita através de correntes quentes e frias que sobem e descem.
Com este experimento é possível perceber a seguinte movimentação da matéria no interior do recipiente: a água se move de baixo para cima e vice-versa, deste modo o calor se propaga.
O que mais caracteriza este tipo de transferência de calor é o fato que as correntes quentes sobem e as frias descem, mas por quê? O líquido aquecido fica menos denso e sobe, já o líquido menos quente é mais denso e tende a descer para o fundo do recipiente. Desta forma ocorre uma circulação de calor entre as camadas superiores e inferiores.
Durante o experimento, as informações acima se tornam visíveis devido à natureza da serragem que não se dissolve na água e, portanto, é possível perceber seu movimento.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola