Whatsapp

Transferência de calor

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

O calor pode passar de um corpo para outro de várias maneiras: pelo contato (condução) ou ainda por convecção. Para entender este último processo, vai aqui uma sugestão de atividade experimental rápida e expositiva.

Material

- Bico de bunsen (ou chama)
- Balão volumétrico (ou recipiente transparente)
- Suporte para o balão volumétrico
- Água e serragem

Procedimento

1. Misture a água e a serragem de forma que se obtenha uma solução;
2. Coloque a mistura no balão e leve para aquecer;
3. CUIDADO: devido aos riscos oferecidos pelo fogo, é recomendável que se utilize um suporte para sustentar o balão em aquecimento;
4. Observe a movimentação da serragem dentro do balão transparente.

O movimento observado permite representar como foi feita a transferência de calor por convecção, veja a definição:

Convecção é a propagação do calor que ocorre nos líquidos, é feita através de correntes quentes e frias que sobem e descem.

Com este experimento é possível perceber a seguinte movimentação da matéria no interior do recipiente: a água se move de baixo para cima e vice-versa, deste modo o calor se propaga.

O que mais caracteriza este tipo de transferência de calor é o fato que as correntes quentes sobem e as frias descem, mas por quê? O líquido aquecido fica menos denso e sobe, já o líquido menos quente é mais denso e tende a descer para o fundo do recipiente. Desta forma ocorre uma circulação de calor entre as camadas superiores e inferiores.

Durante o experimento, as informações acima se tornam visíveis devido à natureza da serragem que não se dissolve na água e, portanto, é possível perceber seu movimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Calorímetro de amendoim

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Com esse experimento, o professor pode ajudar os alunos a entenderem o conceito de entalpia, o uso de calorímetros e os cálculos do calor transferido.
Medindo a energia dos alimentos neste experimento simples, os alunos entenderão melhor como saber os valores nutricionais que aparecem nos rótulos.
Esse projeto pode ser desenvolvido na escola visando reciclar caixas de leite que iriam para o lixo e ajudar famílias pobres com o aquecimento de casas de madeira.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola