Whatsapp

Tratamento de água

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

É importante assegurar o acesso à água de qualidade.

A água é parte constituinte e fundamental para a vida dos seres vivos, sendo sua qualidade capaz de interferir na saúde das populações em geral. Intoxicações, disenterias, giardíase, cólera, febre amarela, dengue, febre tifoide, hepatites A e E, amarelão, ascaridíase, oxiurose, esquistossomos e leptospirose são algumas doenças causadas pela má utilização da água, seja pela ingestão, contato, ou mesmo formação de criadouros de agentes transmissores de doenças.

Assim, é imprescindível que os alunos das séries iniciais compreendam a importância de se assegurar a qualidade e uso correto desta substância imprescindível à vida e, para tal, é importante que se crie momentos, no decorrer do ano letivo, em que tais valores sejam explicitados.

Experimentos envolvendo o tratamento doméstico de água podem ser uma forma simples e, ao mesmo tempo, interessante de capacitar o aluno para tal empreitada, principalmente se considerarmos que existem diversas regiões em nosso país que ainda não foram contempladas com sistemas de tratamento de água. Tais métodos podem ser adotados, também, em casos de suspeita de contaminação da água da rede pública; ou mesmo em situações nas quais sua qualidade não é evidente, como da água oriunda de rios e cisternas.

Munidos de diferentes amostras de água, lupas e microscópios, professores e alunos podem analisá-las, antes e depois de submetê-las aos métodos domésticos de purificação e desinfecção. Ao final da aula, os resultados devem ser analisados e discutidos.

FILTRAGEM

O ideal é, primeiramente, promover a filtragem da água, uma vez que este processo físico permite a retenção de impurezas. O artigo "Construção de filtro d’água com garrafa PET" auxilia quanto a este.

FERVURA

Ferver a água por aproximadamente vinte minutos assegura a morte da maioria dos micro-organismos. É importante frisar a seus alunos que se deve, primeiramente, aguardar o momento em que a água entra em ebulição para, depois, iniciar a contagem do tempo em que ela deverá permanecer ao fogo, para assegurar a exposição necessária destes patógenos às altas temperaturas.

DESINFECÇÃO COM IODO OU HIPOCLORITO DE SÓDIO

Para cada litro de água, duas gotas de tintura de iodo a 2% são capazes de eliminar os possíveis patógenos presentes. Antes de ser ingerida, tal solução deve permanecer em repouso por pelo menos meia hora. Três gotas de hipoclorito de sódio a 1% para cada litro de água, com o mesmo período de repouso, oferecem a mesma eficácia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola