Topo
pesquisar

Usando um multiteste

Estratégias de ensino-aprendizagem

O multiteste também é chamado de multímetro, este aparelho é uma combinação de um amperímetro, um voltímetro e um ohmímetro. Ele mede corrente elétrica, tensão e resistência.
PUBLICIDADE

O multiteste é um dos instrumentos mais úteis para a análise de circuitos elétricos. Também conhecido como multímetro, é um aparelho que combina um amperímetro, um voltímetro e um medidor de resistência elétrica, ohmímetro. Com ele podemos medir correntes elétricas, tensões e resistência elétrica. Uma chave giratória é usada para escolher o tipo de medida que desejamos fazer (volts, ampères ou ohms) e ajustar a escala de medida.

O multímetro da foto acima está ajustado para efetuar medidas de tensões (voltagens) na escala de 20 V, ou seja, ele poderá medir diferenças de potencial elétrico de, no máximo, 20 V. Não estão mostrados na foto os fios que conectam o multiteste ao circuito. Estes fios são conectados nos bornes localizados na parte inferior direita desse aparelho.

Lei de Ohm

Essa atividade tem por finalidade verificar a Lei de Ohm, comprovando que a diferença de potencial e a corrente são diretamente proporcionais para o caso de um resistor ôhmico. Para a realização desta atividade precisaremos de um multímetro, 4 baterias pequenas carregadas, alguns resistores, lápis e papel.

Realizando a atividade experimental

Primeiro, coloque o multímetro na posição de medir tensão DC, na escala de 0-2,5 V. Meça a tensão na bateria. Se ela for nova, deverá gerar cerca de 1,5 V. Conecte o resistor, com dois fios, nos terminais da bateria e meça novamente a tensão. Provavelmente a tensão estará um pouco mais baixa, em razão da resistência interna da bateria. Anote o valor da voltagem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Coloque o multímetro na posição de medir corrente elétrica e escolha uma escala que meça até 200 mA. Conecte o multímetro em série com o resistor e meça a corrente elétrica que está passando pelo circuito. Anote o valor da corrente ao lado do valor da voltagem.

Repita o mesmo experimento com duas baterias ligadas em série. Anote os resultados. Faça o mesmo com 3 e depois com 4 baterias em série. Você deve ter uma tabela com 4 valores de tensão e corrente elétrica para um mesmo resistor. Faça um gráfico da corrente em função da tensão. Que tipo de curva você obteve?

Calcule o valor do inverso da inclinação dessa curva e compare com o valor da resistência elétrica do resistor. Este valor pode ser lido pelo código de cores do resistor, ou medido com o multímetro. Para isso, ajuste o multímetro na posição de medir resistência e encoste cada uma das pontas mediadoras nos terminais do resistor. Tome cuidado para não encostar as mãos no resistor enquanto estiver fazendo a medição.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

O multiteste também é conhecido como multímetro e pode medir tanto correntes elétricas como também resistência e tensão elétrica
O multiteste também é conhecido como multímetro e pode medir tanto correntes elétricas como também resistência e tensão elétrica
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola