Uso de animações em aulas virtuais de biologia

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

O uso de animações é um dos recursos imprescindíveis para as aulas virtuais de biologia, por videoconferência ou gravadas, tendo-se em vista uma melhor compreensão de processos que, muitas vezes, não podem ser observados pelos alunos, como é o caso dos que ocorrem na biologia celular. Demais recursos, como o uso de imagens e simuladores, também ajudam a tornar esses formatos de aula mais atraentes aos alunos, e por isso devemos investir neles. Neste texto, daremos dicas que como fazer isso!

Leia também: Dicas para melhorar suas aulas por videoconferência

Uso de animações em aulas virtuais de biologia

A biologia é uma disciplina bastante rica e que aborda conteúdos de grande vivência para os alunos, mas que também discute temas de difícil visualização. Esse é o caso, por exemplo, da biologia celular, que inclui o estudo de processos como a meiose e a mitose, dois tipos de divisão celular muito temidos pelos alunos devido a sua complexidade.

Em muitas escolas, a falta de recursos, como projetores, dificulta a exposição de animações que poderiam ajudar na melhor compreensão do conteúdo. No entanto, nas aulas virtuais, isso não é um empecilho, sendo importante usar e abusar desses recursos tão facilmente encontrados na internet.

As aulas virtuais precisam ser atraentes e interativas para que se consiga um melhor aprendizado.
As aulas virtuais precisam ser atraentes e interativas para que se consiga um melhor aprendizado.

Nesse ponto é fundamental salientar a importância de preparar as aulas com antecedência e com atenção aos detalhes. Pergunte-se sempre se o conteúdo pode ser compreendido facilmente pelos alunos e se a adição de ilustrações, animações, simuladores ou jogos poderia ajudar nesse aprendizado. Depois defina o que você procura e crie uma estratégia para a apresentação do recurso que achar mais adequado.

É importante que, ao buscar o conteúdo, você tenha em mente o público com que está trabalhando. Se a animação é para Ensino Fundamental, por exemplo, verifique se o material encontrado é adequado para o público-alvo. Lembre-se de que se você fizer a explicação do conteúdo de forma simples e, ao mesm tempo, usar recursos mais complexos, isso poderá prejudicar a compreensão ao invés de facilitá-la.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Onde posso encontrar animações para usar em minhas aulas?

Vários são os sites em que é possível encontrar animações para adicionar à sua aula, entretanto, isso dependerá do tema a ser trabalhado. Uma dica para trabalhar as células e os diferentes processos que nela ocorrem é o site Animações em Biologia Celular, criado pelo biólogo John Kyrk. A tradução para o português foi feita pelo professor Dr. Luis Fernando Marques-Santos, do Departamento de Biologia Molecular da Universidade Federal da Paraíba, e pela médica Larissa Cunha Rodrigues, da mesma universidade.

No site, é possível encontrar algumas animações bastante interessantes, como uma visão geral das células, das membranas celulares, da estrutura do DNA e de processos como a meiose e a mitose. O site pode ser acessado clicando aqui!

Acrescentar animações e simuladores nas aulas virtuais é uma boa forma de melhorar a qualidade delas.
Acrescentar animações e simuladores nas aulas virtuais é uma boa forma de melhorar a qualidade delas.

No site Espaço Interativo de Ciências, da USP, é possível encontrar vários recursos didáticos-pedagógicos que podem ajudar a melhorar suas aulas virtuais e presenciais. Nele podemos encontrar, por exemplo, um microscópio virtual, que dará uma ideia simplificada de como usar o aparelho real.

Uma dica interessante é fazer uma explicação do funcionamento do microscópio e então indicar aos alunos o uso desse aparelho, para que eles compreendam melhor como ele funciona e também conheçam alguns tecidos e o modo como eles são vistos pelo microscópio. Vale a pena conferir o site e adicionar algumas das ideias presentes nele às suas aulas. Ele pode ser acessado clicando aqui.

Vale destacar ainda que várias animações com outros temas podem ser encontradas gratuitamente em plataformas como o YouTube. Lá é possível encontrar vídeos curtos que poderão ilustrar suas aulas. Além disso, vários sites de diferentes universidades oferecem animações em flash que podem ser incluídas nas aulas virtuais, bem como vídeos e jogos que podem enriquecê-las.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia