Abaixo, temos um experimento para detectar a presença de amido nos alimentos. Isso é especialmente importante para pessoas que são diabéticas, pois os valores de glicose normais em nosso sangue variam de 70 a 110 mg a cada 100 mL. Quando a glicose não é bem utilizada no organismo, a sua concentração no sangue aumenta para valores acima dos mencionados, com isso, a pessoa passa a ter hiperglicemia, que é a diabetes.
A diabetes tipo 2 é uma doença que afeta, na maioria das vezes, pessoas acima de 40 anos e obesas, pois, nesse caso, a pessoa possui insulina (substância produzida nas células do pâncreas que regula a utilização da glicose), mas a sua ação é dificultada pela obesidade.
No entanto, a diabetes vem crescendo muito nos últimos anos, em especial em crianças e adolescentes. Em algumas regiões do Brasil, aproximadamente 15% das crianças são obesas e, em certas cidades, essa porcentagem chega a 30% ou mais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que vem crescendo o número de crianças e adolescente que desenvolvem várias doenças, entre elas, a diabetes, devido a maus hábitos alimentares e à falta de atividades físicas.
Grande parte destes jovens e até de adultos não conhece essa doença ou acha que a única restrição é não comer comidas com açúcar. Porém, a pessoa deve seguir uma dieta alimentar rígida passada por um médico.
Por exemplo, uma das restrições é ingerir alimentos que contenham amido, que é um polissacarídeo ((C6H10O5)n) que, depois de metabolizado por nosso organismo, produz a glicose, entre outras substâncias. Dessa forma, se uma pessoa diabética consumir muitos alimentos que contenham amido, seu nível de glicose no sangue irá aumentar.
Mas, quais alimentos em nosso cotidiano contêm amido? O experimento que será feito irá ajudar a realizar essa identificação.
A atividade demonstrada a seguir é interessante de se aplicar em sala de aula, pois o professor pode relacionar conceitos estudados em Química Orgânica com a identificação de substâncias e, ainda, citar fatos relacionados com saúde e qualidade de vida.
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Materiais:
- 1 tintura de iodo (que pode ser comprada facilmente em farmácias) ou uma solução de lugol (que pode ser preparada dissolvendo-se 5g de iodo e 3 g de iodeto de potássio em 100 mL de água. Uma solução de lugol sempre contém 1% de iodo (I2) e 2% de iodeto de potássio (KI));
-Pires ou Placas de Petri;
- Batata, pão, rabanete, clara de ovo, maçã, bolacha, farinha de trigo, sal, farinha de milho, farinha de mandioca, macarrão, arroz cru e outros alimentos que se deseje testar a presença de amido (Observação: alimentos de origem animal não contêm amido);
-Conta-gotas.
Procedimento:
Coloque cada alimento em uma Placa de Petri ou pires. Em seguida, adicione cerca de três gotas da tintura de iodo ou da solução de lugol em cada um dos alimentos e observe o que ocorre com a cor da solução no alimento.
Resultados e Discussão:
Se houver amido no alimento, a coloração da solução de iodo no alimento irá variar do azul ao preto, pois o I2 reage com o amido, formando uma estrutura complexa que possui essas cores.
As duas soluções indicadas (tintura de iodo e lugol) contêm o I2. No caso da tintura, ela é uma solução alcoólica de I2. Já em se tratando do lugol, o I2 não é muito solúvel em água, mas se dissolve bem na solução de iodeto de potássio, porque se estabelece o seguinte equilíbrio:
I2(aq) + I-(aq) → I-3(aq)
O professor pode pedir para que os alunos indiquem quais alimentos devem ser ingeridos de modo controlado por pessoas diabéticas.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química