Quem pensa que tarefa de diretor é fácil está enganado, seu trabalho não se limita a ficar sentado atrás de uma mesa, assinando cheques, lidando com prestadores de serviços, fazendo compras, reposição de materiais, etc. Ao contrário, o diretor é o gestor da escola, a cabeça que pensa em todos os detalhes para que não só a educação naquele espaço escolar seja de qualidade, mas o atendimento à comunidade, pais, alunos e funcionários.
O diretor de uma escola deve ter os olhos e ouvidos abertos, percebendo o que está certo ou errado, o que não funciona, em que aspectos pode melhorar em si mesmo, nos professores, nos alunos, nos objetivos da escola, na disposição do tempo, na visão que os outros fazem da instituição, nas suas próprias atitudes e habilidades. Precisa perceber a importância de capacitar seus professores a fim de que se vejam como ótimos profissionais, criando autoconceito positivo nos mesmos. É muito bom saber que o diretor da escola está satisfeito com o trabalho que desenvolve, isso causa motivação, e trabalhar motivado é o caminho para o sucesso.
É importante que o diretor valorize o que cada um tem de bom, demonstrando seu nível de satisfação com os mesmos. Isso acontece quando fala aos pais dos alunos sobre as conquistas alcançadas, sobre os projetos e metas que serão atingidos. Esses objetivos devem ser traçados pelo grupo, pela equipe pedagógica e administrativa da escola. Não pense que fazer uma lista de objetivos e distribuí-la para o pessoal será elemento motivador. Pelo contrário, decisões arbitrárias são totalmente desmotivadoras, castradoras, pois limita o trabalho a ser desenvolvido na sala de aula. Os professores são os gestores das aulas, devem ter autonomia para trabalhar e seguir os caminhos que consideram mais importantes, os melhores caminhos.
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Promover cursos com psicólogos e outros profissionais da educação, palestrantes, montando um cronograma de estudos, formação contínua dos profissionais que lidam com os alunos e pais é fundamental, pois manter a atualização, abrir espaços para discussões do grupo, além de ouvir palestras sobre temas do cotidiano escolar é muito importante. Palestrantes bem qualificados também são motivadores dos profissionais, fortalecem a intenção profissional de cada sujeito, servem de exemplo para todos.
Trabalhar com pensamento positivo também deve ser uma forma presente na escola, adotada pela direção e pelos funcionários. É importante manter afirmações positivas tanto do trabalho como dos alunos. Parar de achar difícil dar aula para essa ou aquela turma porque é a turma de um aluno que não participa das aulas e desafia o professor o tempo todo. É melhor criar uma forma de chamar a atenção desse aluno, conquistando-o para o processo de aprender, compartilhar, trocar experiências positivas.
Os sonhos não devem ser deixados de lado. Idealizar os caminhos aos quais se pretende seguir, obter grandes resultados, conquistas inesperadas, acreditar sempre na força da instituição é preciso. Para que a escola cresça é necessário idealizar o seu tamanho, em que patamar pretende-se chegar.
Uma escola com nome de “escolinha”, sempre será uma escolinha; uma escola para atender um número limitado de alunos, sempre terá aquele número – ou menos, pois não se prepara para crescer; manter a ideia de poucas verbas para se investir também paralisa os sonhos, os ideais. Trabalhar com metas a serem atingidas, objetivar os caminhos a serem percorridos e superados é o melhor a se fazer para que a instituição cresça; e, com ela, professores, alunos, comunidade e direção. Pense nisso!
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia