Biblioteca Digital de São Paulo oferece mais de 15 mil livros gratuitos

Leitor pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias
Homem lendo livro no computador
Acesso a bibliotecas públicas virtuais tem crescido
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Com a pandemia do coronavírus, iniciada em março de 2020, o acesso a bibliotecas físicas públicas diminuiu, pois a população ficou com receio de ter contato com outras pessoas e se contaminar com a doença. Com isso, bibliotecas públicas passaram a ampliar a oferta gratuita de livros de forma virtual.

Um exemplo é a Biblioteca Digital Gratuita de São Paulo (BibliON), projeto da secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceria com a organização social SP Leituras. O programa, criado em 2020, já colhe frutos do aumento do acesso da população a livros digitais.                                                      

A BibliON é uma plataforma de cultura e entretenimento que interage com aproximadamente 330 bibliotecas municipais que integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB.), localizadas em 240 cidades no Estado do São Paulo.

Com mais de 15 mil títulos no formato de livros digitais (e-books) e audiolivros, a BibliON já soma mais de 53 mil usuários. O acervo de livros, atualizado constantemente, oferece vários gêneros, entre os quais biografias, romances e ficção. 

Além dos livros digitais, o projeto BibliON conta com atividades culturais, clubes de leitura, podcasts, seminários, capacitações e oficinas.

Leia também: novas ferramentais digitais para professores

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funciona?

Primeiro, os leitores precisam fazer o cadastro no site da BibliON. Também é possível baixar o aplicativo por meio do Google Play e da Apple Store. 

Em seguida, os usuários podem fazer a busca de livros por filtros, como tema, autor, categoria ou título. O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias.

Ao usar a BibliON, os leitores podem organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar livros como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Também é possível verificar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios.