Dicas para melhorar suas aulas por videoconferência

Trabalho Docente

PUBLICIDADE

Dicas para melhorar aulas por videoconferência passaram a ser requisitadas no momento em que o isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19 fez-se imperativo na maior parte do mundo.

Aulas on-line já eram uma realidade nos nossos dias, principalmente a nível superior, sendo uma importante forma de garantir que pessoas, em diferentes lugares, tenham acesso à informação. No momento presente, esse tipo de aula tornou-se também uma realidade para a educação básica, que, até então, não era seu principal público. Vários professores veem-se, então, diante de uma realidade pouco conhecida e, muitas vezes, até temida.

Nas aulas em videocoferência, modalidade de aulas on-line, o professor pode estar, conctado pela internet e em uma plataforma virtual, com os seus alunos e pode explicar o conteúdo a eles, sanando dúvidas em tempo real. Apesar de distantes, há uma proximidade entre professor e aluno, pois ambos podem desenvolver uma troca de experiências de maneira imediata, diferentemente das videoaulas gravadas, que não permitem essa comunicação.

As videoconferências são uma alternativa em momentos em que as aulas presenciais não são possíveis.
As videoconferências são uma alternativa em momentos em que as aulas presenciais não são possíveis.

Entretanto, apesar das aulas por videoconferência serem muito semelhantes às aulas presenciais no quesito comunicação entre professor e aluno, a sua preparação requer muito cuidado para que sejam realmente proveitosas. Além disso, não é por que as aulas são gravadas em ambiente fora da escola que algumas formalidades devem ser esquecidas. Diante desse cenário, disponibilizamos algumas dicas para que suas aulas nesse formato possam ser ainda melhores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dicas para melhorar suas aulas por videoconferência

  1. Prepare sua aula com antecedência

Assim como as aulas presenciais, as videoconferências devem ser bem planejadas. O planejamento, nesse caso, merece ainda mais atenção, pois, em uma videoconferência, normalmente, não temos interrupções causadas pela indisciplina, por exemplo. Desse modo, as aulas fluem de maneira mais rápida, e a falta de planejamento pode ocasionar momentos de pouca produtividade. Atenção ao tempo é essencial.

  1. Conheça bem a plataforma utilizada

Assim como o planejamento, conhecer a plataforma é importante para o sucesso da aula. Saber identificar cada uma das funções oferecidas evita situações desagradáveis durante a ministração da aula e favorece o desenvolvimento de aulas mais interativas.

Leia também: Como usar o Google Classroom

  1. Teste a câmera e o microfone antes de iniciar a videoconferência

Antes de iniciar uma videoconferência, é fundamental testar todo o equipamento que será utilizado. Tanto a câmera quanto o microfone devem estar em pleno funcionamento para que se consiga ministrar uma aula com qualidade.

  1. Cuide da sua imagem

Assim como no ambiente presencial, no ambiente on-line é importante ter cuidado com a aparência. Isso não significa que o professor deve fazer uma grande produção para ministrar sua aula, mas é imprescindível que o aluno perceba que o profissional dá valor para aquele momento e que se preparou para ele.

  1. Escolha um local adequado para ministração da aula

O local para ministrar a aula deve ser escolhido com bastante atenção. Deve-se ficar atento a fatores como iluminação, ruídos e acesso de pessoas. Se você está trabalhando no ambiente domiciliar, é importante conversar com as outras pessoas que moram no local para que elas evitem interrupções. É importante também não ministrar as aulas no sofá ou mesmo na cama, pois isso gera uma sensação de informalidade que não convém para o momento.

Preparar a aula, escolher um local adequado e interagir com os alunos é fundamental para o sucesso da aula on-line.
Preparar a aula, escolher um local adequado e interagir com os alunos é fundamental para o sucesso da aula on-line.
  1. Tente manter o diálogo com seus alunos como se estivesse em sala de aula

Durante toda a videoconferência, é importante que o professor esteja atento à interação com os alunos. Perguntar se a forma de explicação está clara, abrir espaço para perguntas e questionar os alunos sobre alguns aspectos do tema discutido são atitudes fundamentais a fim de que a aula tenha o dinamismo necessário para um aprendizado eficiente.

Leia também: Como garantir a disciplina nas aulas virtuais?

  1. Esteja preparado para eventualidades

É importante sempre estar preparado para eventualidades, como uma queda de energia ou a falta de internet. Deixar os equipamentos carregados e ter sempre um pacote de dados no telefone são precauções que podem ajudar a contornar esses problemas.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia