Topo
pesquisar

Aula prática com a célula do levedo

Estratégias de Ensino

Para exemplificar o tema fungos e fermentação, o professor pode realizar uma aula prática com a célula do levedo.
PUBLICIDADE

O fermento de pão é formado por leveduras — fungos unicelulares da espécie Saccharomyces cerevisiae. Essa levedura é responsável por deixar a massa do pão e de outros produtos mais leve e macia graças à sua capacidade de realizar a chamada fermentação alcoólica.

Na fermentação alcoólica, ocorre a degradação da glicose e a produção de álcool e gás carbônico. É o gás carbônico que se acumula na massa e expande-a, ou seja, deixa-a bem maior que seu volume inicial.

Nesta proposta de aula vamos analisar a célula do levedo no microscópico. Veja a seguir o material necessário para a sua realização:

- Fermento de pão;

- Água morna;

- Açúcar;

- Violeta genciana;

- Lâmina;

- Lamínula;

- Microscópio;

- Bico de Bunsen ou outro material que forneça uma chama.

Primeiramente o fermento de pão deverá ser dissolvido em água morna. Após esse procedimento, deve-se colocar açúcar e esperar cerca de 15 a 20 minutos. Pegue uma gota do material preparado, coloque sobre a lâmina e cubra com uma lamínula para a observação da célula do levedo.

Após desenhar a imagem observada e anotar os resultados analisados, inicie a fabricação de uma nova lâmina. Para essa lâmina, você deverá colocar uma gota do material e passá-la sobre uma chama para que o material seque e fique fixado.

Coloque sobre a lâmina o corante violeta genciana e aguarde cinco minutos. Feita a coloração, lave a lâmina em água corrente rapidamente, cubra a lâmina com a lamínula e analise novamente ao microscópico. É fundamental que todas as esquematizações sejam realizadas.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Vinho, cerveja e pães são alguns dos produtos que podemos obter a partir da fermentação.
Estratégias de Ensino Fermentação
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola