Topo
pesquisar

Educação em Nove Anos

Orientações

PUBLICIDADE


Acesse aqui como implantar o ensino fundamental em nove anos

O processo de implantação do ensino fundamental em nove anos se deu através do Ministério da Educação e seus órgãos competentes.

A Lei que fundamenta tal medida é a de nº 11.274/06, as escolas deverão estar adequadas para a educação em nove anos ao final de 2009, iniciando suas atividades no ano de 2010 sob as disposições da respectiva lei.

A intenção do governo é a de garantir o acesso à escola, mais cedo, vagas e infraestruturas adequadas.

Além disso, dar condições aos profissionais de qualificar a educação básica; criar uma estrutura que consiga levar os alunos a não desistirem dos estudos, visando maior nível de escolaridade para o país; e resolver os problemas nas aprendizagens referentes ao período de alfabetização, que vinham prejudicando a educação nos ciclos.

As escolas, tanto da rede municipal e estadual de ensino, como as da rede particular, deverão se adequar conforme as exigências da lei. As mesmas deverão apresentar a reorganização administrativa da instituição, através de alterações no histórico escolar, instrumentos de registro de avaliações e declarações – todos sob a responsabilidade de cada instituição; manter a carga horária exigida pela lei; estruturar física e materialmente as instituições; e adquirir mobiliários e equipamentos necessários.

Deverão passar ainda pela reorganização pedagógica, através do seu processo de estruturação; levando formação e aperfeiçoamento necessários aos profissionais; dispor de grade profissional com tempo para estudos, reuniões e planejamento; adquirir materiais didáticos necessários para o exercício docente; reorganizar os tempos e horários de trabalho de acordo com a carga horária exigida na lei, dentre outros.

Se a escola trabalha com educação infantil, até os cinco anos de idade, deverá se estruturar, mantendo as disposições do Referencial Curricular, respeitando as determinações do mesmo, preservando a identidade da educação infantil e, principalmente, mantendo adequadas as datas de corte referentes à idade de término desse período, com a data de corte ao ingresso no ensino fundamental, a fim de que a criança possa ingressar na idade disposta pela nova lei, ou seja, aos seis anos.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
PCN
Parâmetros Curriculares Nacionais do 1º ao 9º ano

Orientações - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola