Projeto do Piauí de ensino de Inteligência Artificial nas escolas públicas recebe prêmio da Unesco

Notícias

O Piauí é o primeiro território nas Américas a incluir a disciplina sobre Inteligência Artificial na educação básica

Por Lucas Afonso
Programa inclui ensino de IA no ensino fundamental e médio do Piauí.

O programa de implementação da disciplina de Inteligência Artificial (IA) nas escolas públicas da educação básica do Piauí recebeu esta semana prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Premiação reconheceu iniciativa brasileira entre 86 projetos de diversos países. O projeto intitulado "Piauí Inteligência Artificial" é da Secretaria de Estado da Educação e foi desenvolvido pelo Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O reconhecimento ocorreu durante evento do Prêmio Unesco Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa para o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação. Além do Brasil, Bélgica, Egito e Reino Unido também foram agraciados com o prêmio da instituição. Os vencedores receberam US$ 25 mil por projeto. 

Segundo o júri, o programa do Piauí consiste em um modelo abrangente e inclusivo, com capacidade de empoderar educadores e agentes sociais para a promoção do uso ético e responsável da IA na educação. 

Confira também: UFRN oferece curso gratuito de Inteligência Artificial para professores 

Estudantes do Piauí
Alunos de escolas públicas do Piauí têm matéria escolar sobre Inteligência Artificial.
Crédito: Divulgação / Seduc Piauí.

Ensino de inteligência artificial nas escolas do Piauí

O Piauí foi considerado o primeiro território das Américas a criar uma matéria escolar sobre Inteligência Artificial e incluir na grade curricular das escolas públicas da educação básica. O pioneirismo foi reconhecido pela Unesco em 2024, durante a Semana de Aprendizagem Digital que ocorreu em Paris, na França.

No estado, mais de 90 mil estudantes participam das aulas de IA por ano, ministradas em 540 escolas públicas em todo o Piauí.

O projeto foi responsável por capacitar mais de 680 professores para ensinar sobre a inovação tecnológica. O objetivo é formar mais de 800 educadores e atender cerca de 120 mil alunos.

“O ensino de Inteligência Artificial é uma ferramenta que amplia horizontes e prepara nossos estudantes para qualquer área que desejem seguir" 

Rodrigo Torres - Superintendente Executivo da Secretária de Educação do Piauí

O objetivo da matéria é preparar os estudantes para enfrentar os desafios do mundo moderno e aproveitar as oportunidades trazidas pela revolução tecnológica.

Alunos do Piauí
Programa "Piauí Inteligência Artificial" começou a ser implementado em 2024.
Crédito: Divulgação / Seduc Piauí.

Como é o curso superior de Inteligência Artificial na prática?

Confira no vídeo abaixo como é o primeiro curso superior de Inteligência Artificial do Brasil:

 

Por Lucas Afonso 
Jornalista 

Artigos Relacionados

Inteligência Artificial para Educadores da Educação Básica: conheça o curso gratuito da UFRN

A diretora do IMD explica a importância do curso, que será ministrado de forma on-line e terá a duração de 30 horas, divididas em quarto unidades.

Mais Ensino Médio: MEC abre inscrição para curso gratuito e online de atualização profissional docente

Professores poderão se inscrever gratuitamente no curso Mais Ensino Médio do Ministério da Educação (MEC) que visa atualização profissional dos docentes.

Saúde mental na escola: MEC oferece curso gratuito e online para professores

Inscrições abertas para curso online e gratuito sobre saúde mental na escola para professores, gestores e coordenadores escolares. Saiba mais!

Unesco alerta que faltam 44 milhões de professores no mundo

Relatório da Unesco indica que faltam mais de 44 milhões de professores no mundo. Confira as medidas recomendadas pelo órgão e as regiões mais afetadas.

Versão Completa