O que é a BNCC?

Orientações

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento normativo que estabelece o conjunto de conhecimentos, habilidades e competências da educação básica no Brasil.

A BNCC, ou Base Nacional Comum Curricular, é um documento de caráter normativo que estabelece o conjunto de conhecimentos, habilidades e competências da educação básica no Brasil. Sua adoção é, portanto, obrigatória nas instituições escolares, servindo para coordenar os currículos das etapas do ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio em todo o território nacional, além de auxiliar o trabalho do professor em sala de aula e ser consultada na confecção de materiais didáticos. A BNCC tem como objetivo principal assegurar a qualidade da Educação Básica em todo o país e garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento de todos os estudantes brasileiros.

Leia também: Ideb — indicador criado pelo Inep para avaliar a qualidade da educação no país

Resumo sobre a BNCC

  • BNCC é a Base Nacional Comum Curricular, documento normativo que estabelece um conjunto de conhecimentos, habilidades e competências a serem desenvolvidas por todos os estudantes da Educação Básica no Brasil.
  • A implementação da BNCC estava precista na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a LDB.
  • Esse documento é importante porque estabelece as bases para o trabalho pedagógico nas instituições escolares de todo o território nacional, sobretudo coordenando os currículos acadêmicos, além de orientar a atuação dos professores em sala de aula.
  • Os pilares da BNCC são as dez competências gerais da educação básica no Brasil:
    • conhecimento;
    • pensamento crítico, científico e criativo;
    • repertório cultural;
    • comunicação;
    • cultura digital;
    • trabalho e projeto de vida;
    • argumentação;
    • autoconhecimento e autocuidado;
    • empatia e cooperação;
    • responsabilidade e cidadania.
  • A versão mais atualizada da BNCC é de 2018. O documento apresenta as diretrizes, proposta de currículo, conhecimentos e habilidades para todas as etapas da educação básica: ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Afinal, o que é a BNCC?

Logo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). [imagem_principal]
A BNCC é o documento de caráter normativo que estabelece o conjunto de aprendizagens e competências a serem desenvolvidas na Educação Básica.[1]

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que estabelece um conjunto de conhecimentos, habilidades e competências a serem desenvolvidas por todos os estudantes da educação básica no Brasil. Essa é a definição apresentada no corpo da BNCC, que evidencia, ainda, seu papel na asseguração do direito à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes que são descritos no Plano Nacional da Educação (PNE).

Uma vez que apresenta caráter normativo, a aplicação da BNCC é obrigatória em todas as instituições de ensino do território nacional. Esse pode ser considerado um dos marcos legais de maior importância para a garantia da qualidade da educação brasileira, tendo ele sido previsto no Artigo 210 da Constituição Federal de 1988. Além do mais, a concepção da BNCC contempla o Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), datada de 1996 e que determina:

Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

A primeira versão da BNCC foi publicada no dia 16 de setembro de 2015. Quando houve a homologação do documento pelo Ministro da Educação, a base estava na sua terceira versão. Ainda faltava, contudo, a BNCC do Ensino Médio, que foi homologada no mês de dezembro de 2018. A partir de então, o documento passou a contemplar todas as etapas da educação escolar básica no Brasil.

Quatro anos mais tarde, em 2022, foi lançada a BNCC da Computação, que aborda as habilidades em computação e informática nas três etapas. Esse foi um trabalho concebido através da colaboração de centenas de pessoas, contando, somente a redação da BNCC, com 116 profissionais entre professores, gestores de secretaria e especialistas em educação.

Para que serve a BNCC?

A BNCC serve para nortear o trabalho pedagógico em escala nacional, ao mesmo tempo que fixar parâmetros a serem seguidos pelas instituições de ensino da Educação Básica, tanto públicas quanto privadas, de maneira a estabelecer um padrão mínimo de aprendizagem e desenvolvimento no Brasil. Esse documento, cujo objetivo principal é conferir maior qualidade à educação brasileira, serve igualmente para a promoção da formação continuada do corpo docente, para a confecção de materiais didáticos, para a definição de matrizes de avaliação e, ainda, para a composição e revisão de provas e exames nacionais periódicos.

Pilares da BNCC

A BNCC se apoia no que chama de dez competências da Educação Básica brasileira. Antes de apresentarmos cada uma delas a seguir, é preciso compreender o que a base entende por competência. O documento define como competência o conjunto formado pelos conhecimentos, pelas habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), pelas atitudes e pelos valores que são adquiridos pelos estudantes para a resolução de problemas do cotidiano, para o exercício pleno de sua cidadania e, não menos importante, para atuarem no mercado de trabalho.

Levando isso em consideração, reunimos, na tabela a seguir as competências gerais que constituem os pilares da BNCC, e que permeiam todas as áreas do conhecimento em todas as etapas da educação básica:

Competências gerais da Educação Básica segundo a BNCC

1

Conhecimento

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

2

Pensamento crítico, científico e criativo

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3

Repertório cultural

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4

Comunicação

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5

Cultura digital

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6

Trabalho e projeto de vida

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7

Argumentação

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8

Autoconhecimento e autocuidado

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9

Empatia e cooperação

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10

Responsabilidade e cidadania

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Eixos da BNCC

As etapas da educação infantil e do ensino médio se estruturam em torno de eixos que servem para orientar a prática pedagógica e a composição do currículo escolar, levando sempre em consideração que o ensino e a aprendizagem que são propostos na BNCC se voltam para a formação integral do indivíduo, o que inclui a formação acadêmica, mas não se limita a ela. Note que eles aparecem nas etapas inicial e final da educação básica, evidenciando a importância que eles apresentam para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.

Estes são os chamados eixos estruturantes, e o seu conhecimento é fundamental para a execução do trabalho pedagógico tanto por parte das instituições de ensino como um todo quanto pelos professores e orientadores.

Eixos estruturantes da Educação Infantil

Eixos estruturantes do Ensino Médio

Interações e brincadeira.

Investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.

Para o ensino fundamental, os eixos estruturantes dão lugar às unidades temáticas. A exceção fica com as disciplinas de linguagens, que são a Língua Portuguesa e a Língua Inglesa. Cada uma delas tem as suas práticas divididas de acordo com os eixos organizacionais. Os eixos das linguagens são as principais habilidades a serem desenvolvidas pelos indivíduos ao final da sua jornada de aprendizado. São eles: oralidade, produção de textos, análise linguística/semiótica e leitura/escuta.

Leia também: PCNs — as diretrizes que visam melhorar a qualidade da educação no Brasil

BNCC da Educação Infantil

A educação infantil é a etapa introdutória da educação básica, sendo a mais importante para o desenvolvimento motor e emocional dos estudantes. Antes de estabelecer quais são os objetivos de aprendizagem, a BNCC da Educação Infantil apresenta os seis direitos fundamentais das crianças que estão ingressando nessa etapa da vida escolar. São eles:

  • Conviver.
  • Brincar.
  • Participar.
  • Explorar.
  • Expressar.
  • Conhecer-se.

Com base nisso, então, foram estabelecidos cinco campos de experiência para o aprendizado e desenvolvimento de estudantes da Educação Infantil:

  • O eu, o outro e o nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Nessa etapa do ensino, a BNCC não está dividida, portanto, em áreas do conhecimento. Mais do que isso, são valorizadas as habilidades e competências de desenvolvimento pessoal, criativo e relacional. Os objetivos do conhecimento referentes a cada um dos campos apresentados são separados conforme a faixa etária dos estudantes, considerando bebês (0 a 1 ano e 6 meses), crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).

BNCC do Ensino Fundamental

O ensino fundamental é, conforme descrito na própria BNCC, a etapa mais longa da educação básica. Durante ela, os estudantes estão passando por transformações significativas em termos de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, o que demanda um trabalho pedagógico capaz de articular as vivências dos estudantes com o aprendizado acadêmico da sala de aula. Em um primeiro momento, acontece a alfabetização e o reforço do que foi aprendido na etapa anterior da educação infantil. Depois disso, existe uma transição para a segunda fase do ensino fundamental, que consiste na ampliação dos conhecimentos e das práticas pedagógicas.

A estrutura da BNCC do ensino fundamental é diferente da que vimos para o ensino infantil. Ela é compartimentada, conforme mostra o quadro abaixo, por componentes curriculares. Os componentes, que são as diferentes disciplinas escolares, são compartimentados em unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades. Lembrando que essa estrutura acompanha cada uma das componentes em todos os anos do Ensino Fundamental, em ambos os ciclos: Anos Iniciais e Anos Finais.

Componentes curriculares do ensino fundamental, segundo a BNCC. (Créditos: Ministério da Educação | Reprodução)
Componentes curriculares do ensino fundamental, segundo a BNCC. (Créditos: Ministério da Educação | Reprodução)

BNCC do Ensino Médio

A BNCC do Ensino Médio está estruturada de acordo com a lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, que alterou a LDB e estabeleceu o novo currículo para essa etapa da educação básica no Brasil. Os conhecimentos passaram a ser divididos em quatro grandes áreas, as quais são apresentadas no quadro a seguir. O novo modelo determina, ainda, a oferta de, pelo menos, dois itinerários formativos pela instituição de ensino, que nada mais são do que o aprendizado mais aprofundado de uma das componentes curriculares. Nas instituições com ensino técnico e profissionalizante, existe um itinerário que contempla esses segmentos.

Organização da BNCC do Ensino Médio por áreas do conhecimento. (Créditos: Ministério da Educação | Reprodução)
Organização da BNCC do Ensino Médio por áreas do conhecimento. (Créditos: Ministério da Educação | Reprodução)

Conforme o texto da BNCC do Ensino Médio, a flexibilidade deve ser o princípio norteador da organização dos currículos dessa etapa nas instituições de ensino, valorizando, com isso, a transdisciplinaridade e a autonomia dos estudantes para realizarem as suas escolhas. Um ponto importante a ser destacado é o da ênfase que é dada na formação integral dos estudantes, sendo o ensino médio uma transição para uma nova fase de maior participação social do indivíduo e, sobretudo, da sua inserção no mercado de trabalho.

Créditos da imagem

[1] Wikimedia Commons

Fontes

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação (MEC), 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

REDAÇÃO. Guia completo da BNCC: Tudo sobre a Base Nacional Comum Curricular. E-docente, 24 mai. 2023. Disponível em: https://edocente.com.br/guia-completo-sobre-a-bncc/.

REDAÇÃO. Novo ensino médio: órgão do MEC detalha projeto para implementação dos itinerários formativos. G1, 13 mai. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2025/05/13/novo-ensino-medio-itinerarios-formativos.ghtml.

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