Sabia que nas profundezas dos oceanos a água é muito mais fria que na camada superior? Quando entramos no mar temos a sensação de que a água superficial está mais quente e a que está um pouco abaixo já está fria.
O sol é responsável por aquecer a água na superfície, mas por que ela não se mistura com a água fria do fundo?
Realize o seguinte experimento e descubra a qual temperatura a água é mais densa, fria ou quente?
Material
Recipiente grande e transparente (aquário)
Dois potes pequenos (com tampa)
Corante verde e vermelho
Água (temperatura ambiente), água aquecida e água com gelo
Procedimento
1. No recipiente grande, coloque água à temperatura ambiente, até 70 % de seu volume;
2. Em um dos potes coloque água gelada misturada ao corante verde, no outro pote coloque água quente e corante vermelho;
3. Deposite estes potes (tampados) no fundo do recipiente grande. Em seguida remova a tampa dos mesmos com bastante cuidado.
4. Nesse instante você já percebe que a água vermelha começa a se deslocar e a verde permanece parada. Se quiser acelerar o processo, realize movimentos na água (temperatura ambiente).
Conclusão
A água quente é mais leve que a água fria, portanto a água vermelha sobe e fica na superfície, e a verde, por possuir densidade maior (mais pesada) fica no pote sem se movimentar.
Fenômeno parecido ocorre nas águas do mar, onde a água superficial é mais quente que a das profundezas. Inclusive existem peixes que só se reproduzem no fundo do mar, são os chamados peixes de água fria, como por exemplo, salmão, atum, cavala, sardinha. As águas gélidas são habitat natural dessas espécies.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola