O descarte inapropriado e a queima de plásticos (polímeros) vem se revelando como fator principal das doenças provindas do acúmulo de lixos.
A matéria Polímeros está inserida no programa de ensino de Química, nesta atividade experimental esse tema será retratado ao aluno com o envolvimento de situações reais. A reciclagem de plásticos aborda a diferença de densidade entre eles, sendo que este procedimento é utilizado no processo de separação de polímeros.
Conteúdos relacionados com esta prática: Conceitos de densidade, separação por decantação e flotação, contextualizando o problema do lixo urbano.
Essa aula experimental permite abordar os diferentes tipos de plástico, seus usos e diferenças de propriedades. Antes de introduzir o experimento, saiba o significado de algumas siglas correspondentes à grande variedade de plásticos (polímeros) existentes:
PVC – Policloreto de vinila;
PET – Politereftalato de etileno;
PEBD – Polietileno de baixa densidade;
PEAD – Polietileno de alta densidade;
PP – Polipropileno;
PS – Poliestireno.
Procedimento
Material:
• Frascos de produtos de limpeza (PVC);
• Copos descartáveis (PS);
• Garrafas descartáveis de água e sucos (PEAD);
• Copos de mate (PP);
• Tubos para passagem de água (PVC);
• Bico de bunsen (ou lamparina);
• Pinça metálica.
OBS: É importante que os frascos, copos e garrafas estejam limpos e picados em pequenos pedaços.
Preparo das soluções:
Material:
- Três copos de vidro (requeijão);
- Copinhos de plástico (de café);
- Água, sal de cozinha e Álcool comum (comercial).
Preparo:
• Solução de sal: dois copos (requeijão) de água e três copinhos (café) de sal, misture bem.
• Solução de Álcool: um copo de água com um copo de álcool (copos de requeijão), agite bem.
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Teste da densidade de polímeros:
Material:
- Recipientes de 2 Litros (potes de sorvete vazios);
- Soluções de álcool e sal (já preparadas).
Procedimento:
1. Misture todos os plásticos (já picados) e coloque em um pote (2 Lt) e acrescente água até a metade da capacidade do pote (aproximadamente1litro);
2. Mantenha esta mistura em repouso por cerca de 10 minutos e observe a separação dos pedaços de plástico;
3. Retire os pedaços que flutuaram e transfira-os para outro pote que contenha a solução de álcool;
4. Coloque os pedaços decantados (que afundaram) no pote com a solução de sal e agite bem.
O objetivo desta prática é observar a diferença de densidades: a densidade da solução de álcool é menor que a da solução de sal, e esta por sua vez é mais densa que a água. Mas como é possível perceber esta diferença? É só perceber como os materiais se afundam com maior facilidade em uma solução mais densa.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola