Whatsapp

Aprendendo sobre a linguagem jornalística em sala de aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

A linguagem jornalística em sala de aula é um instrumento interessante para o ensino de gêneros textuais e suas peculiaridades.
A linguagem jornalística apresenta aspectos bem delimitados, o que facilita seu estudo e identificação
A linguagem jornalística apresenta aspectos bem delimitados, o que facilita seu estudo e identificação
PUBLICIDADE

Que tal uma aula de português sobre a linguagem jornalística em sala de aula? Através do estudo dos diferentes tipos de linguagem, o aluno poderá distinguir aspectos particulares de cada uma delas. Então, mãos à obra!

A linguagem jornalística apresenta características que fazem dela um gênero único, características essas que permitem que ela seja rapidamente reconhecida entre as demais. A intenção é fazer com que os alunos identifiquem os elementos constitutivos do gênero jornalístico, tão comum em nosso cotidiano. Para que isso aconteça, selecione reportagens (evite artigos e editoriais, pois não se adequam à abordagem) que apresentem as peculiaridades necessárias ao estudo e que seja facilmente denotadas.

Apresente para a turma as principais características da linguagem jornalística:

Objetividade: Metáforas, inversões e termos literários não devem fazer parte da linguagem jornalística. É preciso ser direto e fazer uso de uma linguagem clara para que a informação esteja ao alcance de todos.

Simplicidade: Característica da linguagem jornalística, a simplicidade preza pelos termos que são mais corriqueiros na linguagem oral e escrita. Arcaísmos não são bem-vindos, já que podem prejudicar a compreensão do texto.

Imparcialidade: Uma das premissas da linguagem jornalística, a imparcialidade é fundamental para evitar que juízos de valores, algo extremamente pessoal, sejam externados.

Linguagem narrativa: A narração é o tipo de texto que predomina na linguagem jornalística, afinal de contas, a intenção é contar a notícia para o leitor ou espectador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Universalidade: Outra premissa da linguagem jornalística. É preciso observar a relevância do tema que será abordado, portanto, os fatos devem ser de interesse da coletividade.

Feito isso, peça que os alunos identifiquem essas características nos textos que receberam e que verifiquem se os textos estão bem escritos, ou seja, se estão de acordo com os elementos que devem permear o texto jornalístico. Essa também é uma ótima oportunidade para discutir com a turma os assuntos mais interessantes encontrados nas reportagens - escolha que deverá ser feita sob o ponto de vista dos alunos, que deverão julgar quais matérias devem ganhar destaque em um debate. Lembre-se de que nesse momento o estudo da superfície do texto deve ceder espaço para a análise de ideias, parte integrante no processo de formação de leitores inteligentes.

Professor, nossa sugestão de aula sobre textos jornalísticos também tem como intenção fazer com que você aproveite a oportunidade para estimular seus alunos a escreverem. É certo que a verificação do aprendizado só poderá ser feita se a turma colocar em prática aquilo que aprendeu. Esse também pode ser um momento interessante para propor a confecção de um jornal da escola, com assuntos pertinentes e relacionados com a rotina escolar. Planeje com a turma, elabore um projeto que torne viável a publicação de um jornal mensal, que poderá ser impresso ou até mesmo disponibilizado em um blog feito para essa finalidade.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Artigos Relacionados
Atividade que faz com que o aluno fique mais informado!
Inserindo a informação em sala de aula.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola