Topo
pesquisar

Aula prática sobre a biodiversidade

Estratégias de ensino-aprendizagem

Com esta aula prática sobre a biodiversidade, espera-se que o aluno amplie seus conhecimentos sobre o tema e compreenda a riqueza da vida no planeta.
PUBLICIDADE

A biodiversidade pode ser definida como a diversidade de vida existente em uma área, ou seja, a diversidade biológica. A grande quantidade de espécies diferentes e de interações existentes em nosso planeta, muitas vezes, não é compreendida de maneira adequada por nossos alunos. Sendo assim, esta proposta de aula prática pretende ampliar a visão dos alunos e incentivá-los a analisar a grande biodiversidade em nossa volta.

Para esta aula, você precisará apenas de uma área verde para a visitação e equipamentos para registro de imagens, tais como celulares e câmeras fotográficas. Entre as áreas que podem ser utilizadas, destacam-se as unidades de preservação, Jardim Botânico ou até mesmo um parque ou praça.

Após a escolha do local, é importante conversar com os alunos e pedir a autorização dos pais para a visita. Também é necessário avaliar se o local possui estrutura para receber uma turma de alunos e se atinge o objetivo da aula, que é verificar a biodiversidade.

A aula terá como base registros fotográficos, mas eles não devem revelar apenas uma imagem geral do local visitado. É importante procurar detalhes da biodiversidade local e a interação dos seres. Um beija-flor retirando o néctar de uma planta, formigas carregando seu alimento e pequenos mamíferos entre as árvores são exemplos de fotos que mostram como uma pequena área pode esconder uma grande variedade de espécies.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com as fotografias, é possível fazer uma grande exposição na escola. É importante que os alunos percebam por meio das fotos como cada ser interage com o outro e como a retirada de apenas uma espécie do ecossistema altera a vida de várias outras. A perda da biodiversidade deve ser tratada e deve-se dar destaque ao papel do homem nesse processo.

Com uma aula prática sobre biodiversidade, é possível conscientizar os alunos da importância de cada ser vivo e do nosso papel fundamental para a manutenção da saúde do planeta. Além disso, é fundamental que o aluno entenda que a diversidade da vida é imensa e, mesmo em pequenos espaços, é possível encontrar grandes riquezas.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Mesmo em áreas dentro da cidade, é possível encontrar riqueza de espécies
Mesmo em áreas dentro da cidade, é possível encontrar riqueza de espécies
A biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza
Estratégias de ensino-aprendizagem Biodiversidade
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola