A biodiversidade pode ser definida como a diversidade de vida existente em uma área, ou seja, a diversidade biológica. A grande quantidade de espécies diferentes e de interações existentes em nosso planeta, muitas vezes, não é compreendida de maneira adequada por nossos alunos. Sendo assim, esta proposta de aula prática pretende ampliar a visão dos alunos e incentivá-los a analisar a grande biodiversidade em nossa volta.
Para esta aula, você precisará apenas de uma área verde para a visitação e equipamentos para registro de imagens, tais como celulares e câmeras fotográficas. Entre as áreas que podem ser utilizadas, destacam-se as unidades de preservação, Jardim Botânico ou até mesmo um parque ou praça.
Após a escolha do local, é importante conversar com os alunos e pedir a autorização dos pais para a visita. Também é necessário avaliar se o local possui estrutura para receber uma turma de alunos e se atinge o objetivo da aula, que é verificar a biodiversidade.
A aula terá como base registros fotográficos, mas eles não devem revelar apenas uma imagem geral do local visitado. É importante procurar detalhes da biodiversidade local e a interação dos seres. Um beija-flor retirando o néctar de uma planta, formigas carregando seu alimento e pequenos mamíferos entre as árvores são exemplos de fotos que mostram como uma pequena área pode esconder uma grande variedade de espécies.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Com as fotografias, é possível fazer uma grande exposição na escola. É importante que os alunos percebam por meio das fotos como cada ser interage com o outro e como a retirada de apenas uma espécie do ecossistema altera a vida de várias outras. A perda da biodiversidade deve ser tratada e deve-se dar destaque ao papel do homem nesse processo.
Com uma aula prática sobre biodiversidade, é possível conscientizar os alunos da importância de cada ser vivo e do nosso papel fundamental para a manutenção da saúde do planeta. Além disso, é fundamental que o aluno entenda que a diversidade da vida é imensa e, mesmo em pequenos espaços, é possível encontrar grandes riquezas.
Boa aula!
Por Ma. Vanessa dos Santos