Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Biodiversidade

A biodiversidade ou a diversidade biológica é um termo que descreve a riqueza e a variedade dos ecossistemas.
A biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza
A biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes em determinada região. A biodiversidade varia de acordo com o ecossistema terrestre, sendo bem maior em regiões tropicais do que em regiões temperadas. Também chamada de diversidade biológica, a biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas.

Para entender melhor o que é biodiversidade, veja o cerrado. Quantas espécies animais e vegetais existem no cerrado, vivendo em perfeito equilíbrio? É por esse motivo que dizemos que há uma diversidade no ecossistema cerrado, ou seja, a biodiversidade do cerrado.

Quando falamos em biodiversidade estamos nos referindo à variedade da vida no planeta (incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies), variedade de espécies da flora, da fauna e microrganismos, variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas, variedade de habitats, comunidades e ecossistemas formados pelos organismos.

Na atividade proposta, trabalharemos de uma forma divertida o conceito de biodiversidade, promovendo uma reflexão sobre a importância da conservação das áreas naturais.

Para essa atividade serão necessários os seguintes materiais: balões (dois para cada participante); alfinetes; e canetas coloridas para retroprojetor.

Dê a cada participante dois balões. Peça aos alunos que encham os balões e em seguida escolham dois elementos da biodiversidade (flor, abelha, lobo-guará, onça, etc.), escrevendo o nome do elemento escolhido em cada balão, com as canetas coloridas. Escolha dois alunos que atuarão como “vilões” e três alunos que atuarão como “guardiões da natureza”.

Os alunos escolhidos como “vilões” deverão, munidos dos alfinetes, furar os balões. Enquanto isso, os “guardiões da natureza” deverão impedir que os “vilões” façam isso. Os outros alunos deverão ficar jogando seus balões, com os elementos da natureza escritos, para cima, sem deixá-los cair no chão, sendo que os vilões poderão estourar os balões que estiverem no ar ou no chão. Se um balão cair no chão, os únicos participantes que poderão colocá-los no ar novamente serão os “guardiões da natureza”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As estratégias de ataque e de defesa deverão ser acordadas antecipadamente com o aval de todo o grupo, para que não haja empurrões ou qualquer outro tipo de atitude agressiva entre os colegas. Essa atividade pode durar de 3 a 5 minutos.

Passados os minutos estipulados pelo professor, ele contará quantas bexigas foram estouradas e quantas permaneceram intactas. A partir daí, ele pode começar um debate com os alunos sobre qual o papel da sociedade na conservação dos elementos da nossa biodiversidade. Algumas perguntas propostas:

  • Na natureza, quem são os “vilões” e quem são os “guardiões da natureza”?
  • Será que somente os “guardiões da natureza” têm a responsabilidade de cuidar da nossa biodiversidade?
  • Por que devemos manter os nossos ecossistemas conservados?
  • Qual a importância dos ecossistemas para o mundo?, entre tantos outros questionamentos.

Durante o debate, o professor pode falar sobre as causas da degradação da biodiversidade e determinar atitudes e comportamentos que cada pessoa pode ter para diminuir tais impactos.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia