Whatsapp

Aula prática sobre frutos

Ao realizar uma aula prática sobre frutos, o professor torna o aprendizado mais prazeroso e, consequentemente, faz com que o aluno tenha mais interesse no assunto.
Os frutos são extremamente importantes para as plantas, uma vez que protegem a semente e garantem sua dispersão.
Os frutos são extremamente importantes para as plantas, uma vez que protegem a semente e garantem sua dispersão.
Crédito: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O conteúdo de Botânica pode ser amplamente explorado por meio de aulas mais dinâmicas e criativas. Um conteúdo que permite a realização de diferentes aulas práticas é sobre frutos, no qual é possível abordar diferentes tipos de frutos, suas partes e sua importância para a sociedade.

A seguir, apresentaremos duas sugestões de aulas práticas sobre frutos que podem tornar esse conteúdo mais atraente para os alunos. Entretanto, antes de abordar essas práticas, vamos lembrar rapidamente o que são frutos.

Leia também: Estudo da morfologia externa dos frutos

Frutos

Os frutos, de maneira simplificada, podem ser definidos como o ovário desenvolvido. Algumas vezes, o ovário maduro possui associado a ele um tecido acessório, de origem não carpelar, que se une ao ovário durante o desenvolvimento. O fruto que apresenta tecido acessório associado é chamado de fruto acessório ou pseudofruto. Esse é o caso da maçã, que apresenta como parte carnosa uma estrutura derivada do receptáculo da flor.

A parte comestível da maçã desenvolve-se a partir do receptáculo floral.
A parte comestível da maçã desenvolve-se a partir do receptáculo floral.

Podemos reconhecer em um fruto algumas importantes porções. O pericarpo é resultado do desenvolvimento da parede do ovário e, quando espessado, pode diferenciar-se em três camadas: exocarpo, mesocarpo e endocarpo. O exocarpo é a camada mais externa; o mesocarpo, a camada média; e o endocarpo, a mais interna. Essas camadas são mais visíveis em frutos carnosos do que em frutos secos.

Aula prática sobre frutos – Ideia 1

Preparar uma salada de frutas com os alunos estimula o aprendizado e promove a interação.
Preparar uma salada de frutas com os alunos estimula o aprendizado e promove a interação.

A primeira ideia de aula prática sobre frutos envolve a preparação de uma salada de frutas. O professor deverá pedir que os alunos levem frutas que possam ser colocadas em uma salada de frutas para a realização da aula prática.

Leia também: Frutos e sua importância na disseminação da semente

Inicialmente, o professor deverá guiar a aula, pedindo que os alunos identifiquem as principais partes do fruto levado e poderá aproveitar a oportunidade para mostrar para os alunos as diferenças entre frutos e frutos acessórios ou pseudofrutos. O aluno deverá, então, fazer um esquema do que está sendo visualizado, fazendo desenhos e identificando as porções observadas. A realização de desenhos é uma boa forma de fixar o conteúdo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após analisar os frutos, os alunos poderão interagir uns com os outros enquanto é preparada a salada de frutas. É importante salientar que o ideal é que apenas o professor corte os alimentos, de modo a evitar que os alunos manipulem objetos cortantes.

Aula prática sobre frutos – Ideia 2

A torta de morango é um alimento que pode ser preparado utilizando frutos agregados.
A torta de morango é um alimento que pode ser preparado utilizando frutos agregados.

Na segunda ideia de aula prática sobre frutos, o professor poderá propor que os alunos montem grupos e preparem alimentos com um grupo de frutos específico. O professor pode, por exemplo, pedir que os alunos dividam-se nos seguintes grupos:

  • Frutos simples do tipo baga: tomates, laranja e abóbora.

  • Frutos simples do tipo drupa: pêssego, ameixa e abacate.

  • Frutos agregados: framboesa e morango.

  • Frutos múltiplos: amora e abacaxi.

  • Frutos secos: avelã, milho e ervilha.

Os alunos, então, deverão preparar um alimento utilizando o tipo de fruto selecionado para seu grupo. No dia da apresentação dos trabalhos, deverá fazer uma breve explicação sobre o tipo de fruto utilizado. É interessante que, além do tipo de fruto, os alunos apresentem algumas características da planta trabalhada. Se o aluno, por exemplo, utilizar uma laranja, ele poderá explicar o que são os frutos simples do tipo baga e mostrar algumas curiosidades sobre as laranjas.

Ao final da apresentação, o professor poderá aproveitar a oportunidade para fazer a diferenciação entre um fruto e uma fruta. É importante deixar claro aos alunos que fruta é um termo popular que é aplicado a frutos comestíveis de sabor, geralmente, adocicado, enquanto fruto é um termo botânico aplicado à estrutura que apresenta como função proteger e dispersar a semente.

Ao final das apresentações, os alunos irão interagir enquanto provam as comidas produzidas pelos diferentes grupos. Esse momento de interação é importante para deixar o clima da aula mais leve e propiciar um momento agradável entre os alunos.

 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Assista às nossas videoaulas