O professor pode realizar uma aula sobre a ação humana na natureza a partir de imagens e textos para provocar o debate sobre as relações entre o meio natural e a sociedade.
O presente texto é uma sugestão de aula sobre a ação humana na natureza, ou seja, a relação que o meio natural possui com a sociedade, tanto no que diz respeito aos recursos naturais quanto em relação aos impactos gerados pela exploração da natureza.
Com essa proposta aula, os alunos poderão compreender como o espaço geográfico se estrutura a partir da transformação dos elementos naturais; perceber o quanto os recursos naturais são importantes para a estruturação das sociedades; e como as práticas antrópicas podem gerar transformações nas paisagens e áreas de preservação.
É importante que aplicação dessa aula seja realizada após os estudantes terem adquirido conhecimentos prévios sobre os conceitos de espaço geográfico e paisagem, bem como o funcionamento básico das sociedades.
1ª aula – Diálogo e uso de imagens
Com um projetor de imagens (Data show), inicie a aula pedindo para que os alunos observem figuras de paisagens naturais, tais como a fotografia abaixo. Assim, de uma a uma, faça perguntas que os estimulem a pensar sobre as características do lugar e, ao final, indague: esses locais apresentados sofreram com a interferência humana?
Como se trata de paisagens naturais, elas não sofreram diretamente com as ações antrópicas, resguardando, portanto, os seus aspectos e características.
Em seguida, pergunte aos alunos: esses mesmos locais possuem recursos que podem ser utilizados (solos, matas, etc.)? Faça-os, então, compreender que a natureza é muitas vezes vista como uma fonte de recursos econômicos.
Após apresentar imagens naturais e estimular algumas conclusões entre os alunos, apresente novas imagens, dessa vez com figuras referentes a paisagens transformadas por construções humanas, tais como hidroelétricas, cidades, etc.
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Da mesma forma que no momento anterior, use perguntas para estimular a opinião deles sobre como aqueles ambientes foram transformados a partir de paisagens naturais. Ao final, demonstre que aquele processo de transformação da natureza culminou na construção de diferentes tipos de espaços geográficos, resultantes da ação humana sobre o meio.
Reitere que isso pode resultar em impactos ambientais, como erosões, desmatamentos etc. Utilize novamente as imagens para demonstrar esses impactos. Lembre-se de que essa estratégia faz com que o aluno associe o conhecimento à figura e não se esqueça facilmente daquilo que foi apreendido.
2ª aula – Leitura, debate e avaliação
Nessa aula, o professor poderá utilizar um texto para que os alunos identifiquem as relações entre sociedade e natureza debatidas na aula anterior. O texto poderá ser do livro didático ou, caso não seja possível, do Portal Brasil Escola, que possui o artigo Natureza e Ação Humana.
Faça a leitura em conjunto com os alunos, procurando debater cada parágrafo e levantando questões-problema para que eles consigam, gradativamente, realizar uma adequada interpretação do texto em questão.
Depois da leitura e dos diálogos, como forma de avaliação, realize uma atividade que poderá envolver tanto os exercícios do texto em questão quanto um estudo dirigido a ser elaborado pelo próprio professor para a releitura do artigo.