Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Aula sobre a construção do Espaço Geográfico

Uma exposição introdutória de Geografia pode ser construída a partir de uma aula sobre a construção do espaço geográfico e seus impactos sobre o meio natural.
O espaço geográfico frente ao meio natural na cidade do Rio de Janeiro
O espaço geográfico frente ao meio natural na cidade do Rio de Janeiro
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O espaço geográfico é o principal objeto de estudo da Geografia, de modo que a sua compreensão por parte dos estudantes é de extrema importância para a sequência dos temas posteriormente apresentados. Assim, é necessário que o professor considere atender à necessidade de estabelecer uma correta compreensão a respeito desse conceito básico.

O objetivo desta proposta de aula é, então, estabelecer a compreensão do espaço geográfico com a ideia de uma construção social sobre um substrato natural.

A metodologia pode variar de acordo com os instrumentos didáticos e materiais à disposição do educador, que deve se adequar aos seus meios. Se possível, pode ser feita uma aula de campo em uma área – rural ou urbana – que apresente uma disposição natural em confronto com o avanço da sociedade. Caso tal tarefa não seja possível, o professor então deverá empregar o uso de imagens.

1ª aula: Primeiramente, o professor deve explicar o conceito de espaço geográfico. Nesse sentido, é preciso partir da vivência do aluno, pedindo para que eles relatem a forma com que eles enxergam a sociedade e quais são os elementos que fazem parte dela. Ao final, leve-os a concluir que o espaço apresenta-se como uma construção humana, podendo ser rural, urbano ou abrigar ambos os elementos associados também ao meio natural.

Como avaliação, peça para que eles produzam uma redação em que haja uma descrição pessoal do espaço geográfico.

2ª aula: Essa aula é essencialmente prática ou visual.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caso seja utilizado o método do trabalho de campo, o professor deve pedir para que os alunos identifiquem o que é o natural, o que é o social e a relação entre ambos.

Se a realização do trabalho de campo não for viável ou possível, o professor poderá desenvolver o mesmo método através do uso de imagens, com paisagens que mostrem o equilíbrio (e, por que não, os desequilíbrios) do espaço social com o natural.

Posteriormente, elabore a seguinte provocação: será possível construir um espaço geográfico que se estabeleça a partir de uma harmonia com o espaço natural?

Para concluir, peça que os alunos respondam às perguntas apresentadas a seguir no caderno a fim de garantir que eles de fato compreendam o tema exposto.

1. Para você, como se constrói o espaço geográfico?

2. Quais são os impactos gerados pela expansão desordenada do espaço construído sobre o meio natural?

3. Na sua opinião, é possível construir uma sociedade que abrigue elementos sociais e naturais de modo que eles coexistam em harmonia?

4. Descreva, com as suas palavras, as características das paisagens observadas durante a aula. O que mais lhe chamou a atenção?

Após a realização das atividades, conclua o tema explicando que a Geografia é a ciência responsável por entender, descrever e apresentar novas maneiras no que concerne à interação entre o homem e o meio natural e social.


Por Me. Rodolfo Alves Pena