Para quem não me conhecia: Olá! Muito prazer, eu sou o Bico de Bunsen.
A imagem acima ilustra a fonte de calor utilizada para o aquecimento de substâncias no laboratório, o então conhecido Bico de Bunsen. As diferentes chamas obtidas com ele têm explicação na quantidade de calor: Quanto mais quente a chama, mais azulada ela fica.
Mas o que faz com que a chama obtenha diferentes colorações? A quantidade de energia, sendo que intensidade do fogo se traduz como “a taxa de energia ou calor liberado por unidade de tempo e por unidade de comprimento”, ou seja, quanto menor a área da chama, maior a quantidade de energia.
Para entender melhor, aprenda como usar o Bico de Bunsen:
1. Primeiramente feche a entrada de ar (uma válvula que fica na parte inferior do aparelho);
2. Acenda um fósforo e o aproxime da parte superior, que é o ponto mais alto da câmara de mistura;
3. Agora sim a válvula de gás pode ser aberta;
4. Regule a chama através dessa válvula;
5. Com a regulagem do aparelho você obtém diferentes tipos de chama. Por exemplo, com a válvula totalmente fechada surge uma chama grande e amarela que desprende fuligem. Esta não é uma chama considerada boa, pois não possui uma temperatura suficiente para o aquecimento de substâncias.
6. Para se conseguir uma chama mais quente, abra vagarosamente a entrada de ar até obter uma chama azul.
Que tal explorar essas chamas numa aula sobre a intensidade do fogo? Regule então o bico de Bunsen até que este produza as colorações abaixo:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
• O estado 1demonstra uma chama menos aquecida, de cor amarelo-avermelhada, que possui uma maior área;
• O estado 2adquire uma menor área e coloração vermelha;
• O estado 3 já começa a apresentar a coloração roxa tendendo para a azul, esta indica a aproximação para uma chama mais aquecida.
• O estado 4identifica uma chama com maior energia, ou seja, mais quente. Observe que ela é a chama que possui menor área, por isso mantêm uma energia maior.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola