O debate e a discussão mediada são formas de tratamento de problemas e de apreciação de possíveis resoluções. Trata-se, portanto, não apenas de um embate ideológico, mas sim de um esforço de construção de resoluções de problemas utilizado por sociedades democráticas para que seja possível chegar à conclusão mais adequada possível para todos os envolvidos.
Assim sendo, a atividade do debate é de grande valia para a formação educacional de nossos alunos, pois estimula o desenvolvimento do pensamento crítico e a prática da elocução, além de auxiliar no processo de desenvolvimento do raciocínio lógico.
♦ Como estruturar um debate
Toda discussão acerca de possíveis formas de resolução de problemas pode ser considerada um debate. Diante disso, também é importante lembrar que, em um debate, pode haver julgamento das exposições realizadas, de forma que uma argumentação possa ser considerada superior à outra. Portanto, a estrutura de um debate formal envolve três grupos distintos: aqueles que defendem uma resolução de um problema previamente levantado, aqueles que se opõem à resolução apresentada e aqueles que deverão julgar a qualidade das evidências apresentadas e as argumentações das duas partes.
Cada um dos grupos de defesa ou de oposição pode ser formado por três alunos ou mais, caso o professor julgue adequado ou necessário. Já o grupo que julgará os argumentos apresentados poderá ser formado por um pequeno grupo de alunos, pelo professor ou pelo restante da sala. Uma pré-apresentação do tema a ser debatido é também de grande importância para que todos os pontos do problema e as possíveis resoluções possam ser apreciados pelos alunos. Aos alunos devem ser fornecidos a maior quantidade possível de fontes que tratem do problema, como filmes e textos, de forma que consigam ter amplo acesso às informações e evidências que possam sustentar os argumentos.
Após as exposições prévias, deve ser estabelecida a resolução do problema. Por exemplo, se o problema em questão for a criminalidade, uma das resoluções pode ser a pena de morte. Nesse caso, os grupos deverão ser separados entre aqueles que defendem a resolução da pena de morte e aqueles que se opõem. A partir disso, as regras do debate deverão ser estipuladas e os grupos deverão adequar as suas argumentações em torno delas.
♦ Regras de um debate formal
As regras do debate formal baseiam-se comumente no trabalho do General Henry Martyn Robert, autor das Regras de Ordem de Robert*. Essa obra busca:
oferecer os métodos de organizar e conduzir reuniões, as obrigações dos dirigentes, e os nomes das moções ordinárias, mas também uma declaração sistemática em referência à cada moção, quanto ao seu objeto e efeito, se ela pode ser emendada ou debatida, se debatível a extensão à qual ela abre a questão principal ao debate, as circunstâncias sob as quais ela pode ser feita, e quais outras moções podem ser feitas enquanto ela está pendente. (Prefácio de Regras de Ordem de Robert – Ed. 1915)
Portanto, a preparação do debate deve obedecer a alguns pontos, a saber:
A resolução a ser debatida deve ser previamente trabalhada de forma ampla e irrestrita;
Os grupos devem ser organizados;
As regras do debate devem ser estipuladas, incluindo tempo de exposição que cada grupo terá à disposição;
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Os grupos devem ter tempo hábil para pesquisar o tópico em questão e construir uma argumentação lógica;
Os grupos devem reunir evidências e exemplos que servirão de suporte para sua argumentação;
Os grupos devem ter em mente que contra-argumentos devem ser previamente preparados para que possam sustentar o debate;
Os grupos devem organizar uma ordem de fala entre seus integrantes;
O professor organizará a sala previamente, dando espaço para ambos os grupos de debatedores e os jurados.
♦ Condução do debate
O debate terá início com a exposição do grupo defensor da resolução em questão. Logo após, haverá a exposição de um dos membros do grupo opositor. As falas alternar-se-ão até que todos os integrantes de ambos os grupos exponham seus argumentos. Cada fala deverá ter de 5 a 10 minutos, ficando a critério do professor o tempo específico. Vale ressaltar que as falas devem sempre ser feitas de maneira calma e clara. Finalmente, cada grupo terá a oportunidade de refutar as argumentações contrárias às suas. Ao mesmo tempo, os membros do júri deverão fazer anotações sobre pontos do debate que sejam relevantes em seu julgamento à medida que as argumentações forem desenvolvendo-se.
O desenrolar de um debate típico deve ser feito desta forma:
O primeiro debatedor do grupo defensor da resolução terá seu tempo de exposição (5 a 10 minutos);
O primeiro debatedor do grupo opositor à resolução terá seu tempo de exposição (5 a 10 minutos);
Os expositores seguintes deverão reforçar os argumentos apresentados até então, respondendo a possíveis perguntas levantadas pelo grupo oposto até que todos os membros de cada um dos grupos tenham tido a oportunidade de fala;
Depois disso, parte-se para o momento de refutação das argumentações apresentadas de cada grupo. O grupo opositor à resolução deverá abrir o bloco de réplicas, contando com um tempo reduzido de 3 a 5 minutos;
O grupo defensor terá também a oportunidade de refutar as afirmações e questionar os argumentos do grupo opositor, tendo também de 3 a 5 minutos;
Cada grupo terá, então, uma última oportunidade de tréplica, com um tempo de fala de 3 a 5 minutos, caso desejem expor mais alguma colocação;
É importante frisar que não deve haver intromissões nas falas dos debatedores. O professore deverá manter a ordem, de forma que a cada debatedor seja garantido a integridade da fala.
Após o debate, o professor poderá dar para o restante da sala a oportunidade de fazer perguntas para os grupos de debatedores. Os membros dos grupos poderão também refletir sobre suas argumentações e pontos expostos pelo grupo opositor com a ajuda do professor.
Nesse momento, o grupo de jurados terá espaço para suas ressalvas e o parecer final quanto ao julgamento. Nesse momento, é crucial que o professor esteja atento e tenha o cuidado de separar a imagem pessoal dos debatedores das ideias em debate. O foco deve estar sobre o objeto em discussão, e não na imagem do debatedor. Portanto, qualquer tipo de referência à imagem pessoal dos alunos de qualquer um dos grupos deve ser imediatamente corrigida.
*Referência: M. ROBERT, Henry - Regras de Ordem de Robert - tradução, Randyl Kent Plampin . — New York, New York. Ed 1915.