Whatsapp

Confecção de um atlas do corpo humano

A confecção de um atlas do corpo humano pode ajudar os alunos na fixação dos nomes e das posições dos órgãos.
A anatomia humana é complexa, o que muitas vezes dificulta o entendimento do conteúdo
A anatomia humana é complexa, o que muitas vezes dificulta o entendimento do conteúdo
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Fixar nomes de órgãos e os locais onde eles se encontram não é uma tarefa fácil. Entretanto, a visualização da posição dessas estruturas pode ser fundamental para a compreensão do funcionamento dos sistemas. Sendo assim, estratégias de ensino diferentes são essenciais para explicar a anatomia humana. Uma maneira interessante que pode facilitar a fixação do conteúdo é a confecção de um atlas do corpo humano em sala de aula.

Para montar o atlas com os alunos, são necessários uma pasta catálogo, folhas A4 e lápis de cor. O professor pode optar por duas opções: fornecer os desenhos ou pedir para que eles desenhem as estruturas.

Caso a opção seja fornecer os desenhos, é importante procurar imagens na internet não coloridas e que possibilitem que o aluno indique o nome de cada órgão. Observe abaixo um esquema do sistema digestório:

Modelo para a confecção do atlas do corpo humano
Modelo para a confecção do atlas do corpo humano

É possível perceber que, além de permitir que o aluno pinte as estruturas, foram deixados espaços para que ele complete com o nome do órgão indicado. Fornecendo figuras desse tipo, é possível pedir para que o alune pinte apenas determinadas estruturas. Através desse mesmo material, por exemplo, pode-se pedir que ele indique o nome dos órgãos e pinte o órgão em que a bile é produzida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante fornecer o material impresso ao fim do estudo de cada capítulo, assim, o aluno terá mais facilidade para realizar a atividade. A montagem do atlas deve iniciar-se no início do ano letivo para que, no final do ensino de todos os sistemas, o aluno tenha em mão o atlas completo.

Caso a opção seja que os alunos desenhem cada sistema, é necessário levar em consideração que alguns possuem maior dificuldade para desenhar. Sendo assim, em alguns casos, um mau desenho não significa falta de compromisso, e sim de habilidade.

Após a finalização da pintura ou criação de cada desenho, peça para que as folhas sejam guardadas em uma pasta catálogo. Essa ação evita a perda de material, além de evitar que as folhas estraguem.

Espera-se que, com a confecção do atlas do corpo humano, os alunos compreendam e fixem os nomes e a posição dos órgãos no corpo, melhorando, assim, o desempenho nessa parte da Biologia.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos