Topo
pesquisar

Dinâmica pedagógica para a produção de textos com a função conativa

Estratégias de Ensino

Na nossa proposta de ensino, apresentamos uma dinâmica pedagógica para a produção de textos com a função conativa.
PUBLICIDADE

Na dinâmica que apresentamos neste texto, está proposta uma atividade de produção textual para a fixação do uso da função conativa da linguagem.

Dados da aula:

  • Objetivos:

- praticar a produção de textos publicitários que possuam a função conativa;

- reconhecer novas possibilidades de ensino e aprendizagem por meio de jogos pedagógicos.

  • Duração da atividade:

- 1 aula – 45 min.

  • Recursos da aula:

- anúncios publicitários que sirvam de exemplo e análise para a produção textual

- revistas

- papel

- tesoura

- cola

- lápis de cor, canetinha, tintas, etc.

  • Público-alvo:

- Alunos do Ensino Fundamental e Médio

  • Orientações metodológicas:

Professor(a),

O objetivo maior dessa dinâmica é proporcionar a vivência de um recurso de ensino diferente dos utilizados em sala de aula e, também, motivar os alunos quanto ao conteúdo ensinado. Assim, prepare um ambiente onde eles possam ficar à vontade.

Antes de iniciar, certifique-se de que o material esteja organizado.

  • Como realizar a dinâmica?

- Divida a turma em grupos de até quatro alunos ou de acordo com a sua realidade de sala de aula. O importante é que não seja um grupo numeroso;

- Analise com a turma alguns anúncios publicitários e peça para que identifiquem os recursos utilizados pelo publicitário para convencer o consumidor a adquirir o produto;

- Em seguida, diga à turma que cada grupo receberá um produto e deverá criar na folha em branco um anúncio sobre ele. Os produtos são:

1) Armação de óculos sem lente

2) Uma bolsa feminina sem alça

3) Uma bicicleta sem as rodas

4) Um caderno sem folhas

5) Um carro sem volante

- Explique que, durante a produção do anúncio e a apresentação dele, eles devem manter o sigilo da campanha publicitária, ou seja, não devem divulgar o produto que venderão;

- Acompanhe a produção dos grupos e auxilie caso haja alguma dúvida;

- Finalmente, após a produção, cada grupo deverá fazer a apresentação do seu texto e do produto que estão vendendo. Em seguida, a turma decidirá qual grupo conseguiu utilizar-se melhor da função apelativa (conativa) para convencer sobre a compra do produto, bem como o grupo mais criativo na produção do anúncio.


Por Mariana Rigonatto
Graduada em Letras

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola