Na dinâmica que apresentamos neste texto, está proposta uma atividade de produção textual para a fixação do uso da função conativa da linguagem.
Dados da aula:
- praticar a produção de textos publicitários que possuam a função conativa;
- reconhecer novas possibilidades de ensino e aprendizagem por meio de jogos pedagógicos.
- 1 aula – 45 min.
- anúncios publicitários que sirvam de exemplo e análise para a produção textual
- revistas
- papel
- tesoura
- cola
- lápis de cor, canetinha, tintas, etc.
- Alunos do Ensino Fundamental e Médio
Professor(a),
O objetivo maior dessa dinâmica é proporcionar a vivência de um recurso de ensino diferente dos utilizados em sala de aula e, também, motivar os alunos quanto ao conteúdo ensinado. Assim, prepare um ambiente onde eles possam ficar à vontade.
Antes de iniciar, certifique-se de que o material esteja organizado.
- Divida a turma em grupos de até quatro alunos ou de acordo com a sua realidade de sala de aula. O importante é que não seja um grupo numeroso;
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
- Analise com a turma alguns anúncios publicitários e peça para que identifiquem os recursos utilizados pelo publicitário para convencer o consumidor a adquirir o produto;
- Em seguida, diga à turma que cada grupo receberá um produto e deverá criar na folha em branco um anúncio sobre ele. Os produtos são:
1) Armação de óculos sem lente
2) Uma bolsa feminina sem alça
3) Uma bicicleta sem as rodas
4) Um caderno sem folhas
5) Um carro sem volante
- Explique que, durante a produção do anúncio e a apresentação dele, eles devem manter o sigilo da campanha publicitária, ou seja, não devem divulgar o produto que venderão;
- Acompanhe a produção dos grupos e auxilie caso haja alguma dúvida;
- Finalmente, após a produção, cada grupo deverá fazer a apresentação do seu texto e do produto que estão vendendo. Em seguida, a turma decidirá qual grupo conseguiu utilizar-se melhor da função apelativa (conativa) para convencer sobre a compra do produto, bem como o grupo mais criativo na produção do anúncio.
Por Mariana Rigonatto
Graduada em Letras