Whatsapp

Discussão sobre lixo e poluição

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Cuidar do planeta: um dever de todos nós.

Os impactos ambientais causados pelas atividades humanas e suas consequências tem sido pauta de discussão da mídia e até mesmo de conversas informais, no nosso dia a dia. Entretanto, por ser tema comum, não são raras as vezes em que tais informações são trabalhadas de forma simplista, ou mesmo com conteúdo errôneo.

Assim, este texto propõe um debate sobre impactos ambientais causados pela poluição e acúmulo de lixo, a fim de se discutir não somente as causas e consequências deste problema, mas também formas de evitar, reduzir, ou mesmo reverter alguns.

Para tal, indico a leitura dos textos "“Três erres” e mais alguns”, “Poluição das Águas”, “Poluição da atmosfera”, “Degradação de materiais no ambiente”, “Educação ambiental e a reciclagem do lixo”, “O segundo “R”: reaproveitar - ou Feira de Trocas” como ponto de partida, devendo estes ser disponibilizados aos alunos, como textos base para as discussões.

Assuma o papel de moderador, acrescentando dados e informações sobre o tema; e também apontando atitudes do dia a dia que contribuem para estes problemas ambientais. Frise que a reciclagem não deve ser o foco no que se diz respeito ao problema do lixo, já que existem outros passos anteriores e que este processo requer o uso de água e produtos químicos.

Após este momento, sugerir que os alunos apresentem ideias que podem ser executadas individualmente, na escola e na sociedade, para que seja reduzida a produção de lixo e os índices de poluição; anotando-as no quadro, e propondo, finalmente, ações concretas para tal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino -  Canal do Educador - Brasil Escola

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola