Educação ambiental e os 5 Rs

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

A educação ambiental é um processo educativo em que se constroem valores importantes relacionados com a conservação do meio ambiente.

Durante esse processo, devemos deixar claro a necessidade de cuidarmos da natureza e a importância de preservarmos os recursos naturais para que possam ser usados por nós e também estarem disponíveis às futuras gerações. Nesse contexto, nasce a necessidade de ensinar os 5 Rs — cinco termos que nos ajudam a compreender como devemos comportar-nos em relação ao meio ambiente.

Leia também: 10 atitudes que podem salvar o planeta

O que são os 5 Rs?

Os 5 Rs são uma política que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta, fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lida com os resíduos gerados. Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Os 5 Rs mostram-nos como devemos agir para melhorar o meio ambiente.
Os 5 Rs mostram-nos como devemos agir para melhorar o meio ambiente.
  • Repensar: Cada pessoa deve repensar suas práticas em relação ao meio ambiente. Devemos repensar, por exemplo, nosso consumo e como fazemos o descarte dos nossos resíduos. Repensar é o início dessa mudança.

  • Recusar: Chama-se a atenção para o consumismo — a aquisição de bens que não são necessários — e também para que sejamos críticos em relação ao que consumimos. Devemos pensar em adquirir apenas aquilo que realmente necessitamos e, de preferência, de empresas preocupadas com o meio ambiente.

  • Reduzir: Diz-se respeito, principalmente, ao nosso comportamento consumista. “Eu preciso realmente disso?” Faça essa pergunta sempre que for adquirir um novo produto. Além disso, reduzir significa poupar. Devemos saber economizar quando o assunto são os nossos recursos naturais. Esse é o caso, por exemplo, da água potável, que é, muitas vezes, utilizada de maneira indiscriminada.

  • Reutilizar: É possível utilizar novamente alguns objetos que seriam descartados. Algumas embalagens podem ser reaproveitadas ou mesmo utilizadas para outras finalidades.

  • Reciclar: Trata-se do reaproveitamento de um produto de modo que ele se torne matéria-prima para a fabricação de outro objeto. Reciclar é importante, pois ajuda a reduzir a quantidade de lixo gerado e também reduz a utilização dos nossos recursos naturais. Entre os materiais que podem ser reciclados estão: o papel, o plástico e o alumínio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como trabalhar os 5 Rs em sala de aula?

Primeiramente, é fundamental que o professor exponha aos alunos a necessidade da preservação do meio ambiente. Para isso, podem ser usados vídeos que exponham como o lixo é prejudicial para o meio ambiente e para os seres vivos que nele habitam. Também é recomendável uma saída de campo para algum lugar degradado pela ação humana, como um rio poluído ou um lixão.

Após essa exposição, é necessário esclarecer do que se trata cada um dos 5 Rs e promover a reflexão dos alunos sobre seus hábitos de consumo, bem como sobre a forma que cada um utiliza os recursos oferecidos pela natureza, como a água.

Leia mais: Sustentabilidade – equilíbrio entre as necessidades humanas e a preservação da natureza

Atividades práticas podem ser realizadas principalmente quando nos referimos a 2 Rs: reutilizar e reciclar. No que diz respeito ao primeiro termo, algumas atividades seriam:

  • Criar brinquedos utilizando materiais que seriam descartados;

  • Fazer uma oficina de customização de roupas utilizando peças que estão guardadas e sem uso;

  • Criar utensílios, como porta-lápis, vasos decorados para plantas, porta-joias e caixas organizadoras, utilizando materiais que seriam descartados, como caixas de sapatos e garrafas pet.

Garrafas pet podem ser reutilizadas na fabricação de vasos de planta.
Garrafas pet podem ser reutilizadas na fabricação de vasos de planta.

Já no que diz respeito ao segundo termo, pode-se pedir aos alunos que criem na escola uma campanha de coleta seletiva do lixo. Posteriormente, pode-se realizar um passeio até uma cooperativa de reciclagem para que os alunos compreendam a importância desse processo.

Leia também: Tempo de decomposição do lixo - variação de acordo com o produto descartado

O importante é que seja despertada a atenção dos alunos para a questão do lixo e do consumo desenfreado, que afeta diretamente o meio ambiente. Com atividades simples, como as que vimos ao longo do texto, esse tema pode ser trabalho de maneira divertida e estimular a consciência ambiental dos nossos alunos.
 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia