Whatsapp

Ferramenta para ensino do encéfalo

Estratégias de ensino-aprendizagem

A ferramenta para ensino do encéfalo aqui indicada ajudará o aluno a identificar as partes desse órgão e ampliar seus conhecimentos sobre Alzheimer.
Algumas ferramentas da internet ajudam a ensinar o sistema nervoso
Algumas ferramentas da internet ajudam a ensinar o sistema nervoso
PUBLICIDADE

Muitos conteúdos de Biologia necessitam de abordagens mais práticas para serem mais bem compreendidos pelos alunos. Outros, no entanto, não possibilitam aulas práticas, como é o caso do sistema nervoso humano. Como ensinar o encéfalo, por exemplo, de uma maneira mais dinâmica e mais visual? Hoje apresentaremos uma ferramenta para o ensino do encéfalo desenvolvida pela Alzheimer's Association®.

A ferramenta aqui indicada é bem simples e consiste em 16 slides interativos criados pela associação que permitem uma verdadeira viagem ao interior do cérebro. Além de indicar em desenhos as partes do encéfalo, os slides apresentam informações importantes para o aluno, que pode, inclusive, usar os slides como uma forma de estudar em sua própria casa.

Além das partes do encéfalo, é possível observar nos slides da Alzheimer's Association os vasos sanguíneos que irrigam essa parte do sistema nervoso, as funções de cada parte do órgão e uma breve explicação a respeito dos neurônios e da codificação dos sinais.

Os slides também apresentam informações importantes e interessantes a respeito do Alzheimer, uma doença que afeta diversas pessoas em todo o mundo. É possível observar nessa ferramenta as diferenças entre um encéfalo normal e o de uma pessoa com a doença, além de entender a progressão da enfermidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com esses slides, é possível tornar a aula mais dinâmica, além de trazer informações sobre o Alzheimer que muitas vezes não são repassadas para os alunos de ensino fundamental e médio. Abordar temas como esse favorece a participação dos alunos, que muitas vezes conhecem pessoas com esse problema e fazem questão de informar-se sobre o tema, retirando suas dúvidas.

Para acessar os slides da Alzheimer's Association, clique aqui.

Vale a pena conferir: Caso queira conhecer outra ferramenta para ensinar o encéfalo, clique aqui e conheça o Human Brain Map, um mapa interativo criado pela BBC. A única desvantagem da ferramenta desse site é o idioma.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Artigos Relacionados
Sugestão de aula, Órgãos, Sistema nervoso, Cérebro, Encéfalo, Cerebelo, Bulbo, Medula espinhal, Sistema nervoso periférico, Nervos cranianos, Nervos raquidianos, Organismo, Sensações, Estímulos, Equilíbrio corporal. Simpático e parassimpático.
O sistema nervoso e os sentidos do corpo humano.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola