Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Geografia nas séries iniciais com a música “Ora Bolas”

A disciplina de Geografia nas séries iniciais pode ser apresentada a partir de uma música infantil.
As aulas de Geografia nas séries iniciais são importantes na formação social
As aulas de Geografia nas séries iniciais são importantes na formação social
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Apresentar a disciplina de Geografia nas séries iniciais pode ser um objetivo desafiador tanto para o profissional graduado em pedagogia quanto para um licenciado na ciência específica. Os estudos dessa disciplina envolvem as informações sobre o mundo, o espaço construído pelo ser humano e a formação do indivíduo enquanto cidadão¹.

Dessa forma, a noção da relação entre a condição individual e a sua inserção no contexto mundial é colocada como uma possibilidade de conscientizar o estudante de sua integração no sistema-mundo, pautado nas relações diretas e indiretas entre o local e o global. Essas relações vão além das práticas humanas, integrando também os elementos naturais.

Assim, para apresentar a Geografia nas séries iniciais do ensino, recomendamos a presente atividade, cuja metodologia é a utilização de uma música do gênero infantil. O objetivo é abrir na mente dos alunos as múltiplas possibilidades dessa área do saber.

A primeira etapa da aula poderá ser uma breve apresentação da ciência em questão, ressaltando a sua função no processo de compreensão dos fenômenos humanos e naturais que se manifestam no espaço. Esse meio construído a partir dessas relações recebe o nome de espaço geográfico.

A seguir, apresente, através de um aparelho de som, a música “Ora Bolas”, composta por Paulo Tatit e Edith Derdyk, do grupo musical Palavra Cantada.

Oi, oi, oi...

Olha aquela bola

A bola pula bem no pé

No pé do menino

Quem é esse menino?

Esse menino é meu vizinho...

Onde ele mora?

Mora lá naquela casa...

Onde está a casa?

A casa tá na rua...

Onde está a rua?

Tá dentro da cidade...

Onde está a cidade?

Do lado da floresta...

Onde é a floresta?

A floresta é no Brasil...

Onde está o Brasil?

Tá na América do Sul,

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No continente americano,

Cercado de oceano

E das terras mais distantes

De todo o planeta

E como é o planeta?

O planeta é uma bola

Que rebola lá no céu

Oi, oi, oi...

Olha aquela bola...

A bola pula bem no pé

No pé do menino...

A ideia da canção é simples, porém objetiva. Ela apresenta um menino a partir de seu brinquedo: a bola em seu pé. A partir daí, a narrativa diminui a escala, mostrando a inserção do menino na sua casa, que está na rua, que está ao lado da floresta, que se encontra no Brasil e assim sucessivamente. Ao final, evidencia-se a ideia de totalidade, ao mostrar que tudo isso faz parte do mundo, que é tão redondo quanto a bola que estava nos pés do menino.

Ao apresentar essa música, o professor pode iniciar uma interação com os seus alunos através de perguntas como: onde estava o menino? O que cerca o continente americano? Como é o planeta? Se preferir, o educador também pode optar por solicitar a resposta para essas perguntas por escrito, com comentários sobre as respostas feitos oralmente.

Ao final da atividade, conclua afirmando que a Geografia é a área do saber que estuda essas e muitas outras questões, tanto as localizações e distribuições dos fenômenos quanto as transformações e interações que o ser humano realiza com o espaço em que vive, tanto em nível local quanto em dimensões mundiais.

________________________

¹ Ver: CALLAI, H. C. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CALLAI, H. C.; et.al. (Org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Ed. UFRGS/AGB-Seção Porto Alegre, 1999. p. 57-64.


Por Rodolfo Alves Pena
​Graduado em Geografia