Topo
pesquisar

Geografia nas séries iniciais com a música “Ora Bolas”

Estratégias de ensino-aprendizagem

A disciplina de Geografia nas séries iniciais pode ser apresentada a partir de uma música infantil.
PUBLICIDADE

Apresentar a disciplina de Geografia nas séries iniciais pode ser um objetivo desafiador tanto para o profissional graduado em pedagogia quanto para um licenciado na ciência específica. Os estudos dessa disciplina envolvem as informações sobre o mundo, o espaço construído pelo ser humano e a formação do indivíduo enquanto cidadão¹.

Dessa forma, a noção da relação entre a condição individual e a sua inserção no contexto mundial é colocada como uma possibilidade de conscientizar o estudante de sua integração no sistema-mundo, pautado nas relações diretas e indiretas entre o local e o global. Essas relações vão além das práticas humanas, integrando também os elementos naturais.

Assim, para apresentar a Geografia nas séries iniciais do ensino, recomendamos a presente atividade, cuja metodologia é a utilização de uma música do gênero infantil. O objetivo é abrir na mente dos alunos as múltiplas possibilidades dessa área do saber.

A primeira etapa da aula poderá ser uma breve apresentação da ciência em questão, ressaltando a sua função no processo de compreensão dos fenômenos humanos e naturais que se manifestam no espaço. Esse meio construído a partir dessas relações recebe o nome de espaço geográfico.

A seguir, apresente, através de um aparelho de som, a música “Ora Bolas”, composta por Paulo Tatit e Edith Derdyk, do grupo musical Palavra Cantada.

Oi, oi, oi...

Olha aquela bola

A bola pula bem no pé

No pé do menino

Quem é esse menino?

Esse menino é meu vizinho...

Onde ele mora?

Mora lá naquela casa...

Onde está a casa?

A casa tá na rua...

Onde está a rua?

Tá dentro da cidade...

Onde está a cidade?

Do lado da floresta...

Onde é a floresta?

A floresta é no Brasil...

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Onde está o Brasil?

Tá na América do Sul,

No continente americano,

Cercado de oceano

E das terras mais distantes

De todo o planeta

E como é o planeta?

O planeta é uma bola

Que rebola lá no céu

Oi, oi, oi...

Olha aquela bola...

A bola pula bem no pé

No pé do menino...

A ideia da canção é simples, porém objetiva. Ela apresenta um menino a partir de seu brinquedo: a bola em seu pé. A partir daí, a narrativa diminui a escala, mostrando a inserção do menino na sua casa, que está na rua, que está ao lado da floresta, que se encontra no Brasil e assim sucessivamente. Ao final, evidencia-se a ideia de totalidade, ao mostrar que tudo isso faz parte do mundo, que é tão redondo quanto a bola que estava nos pés do menino.

Ao apresentar essa música, o professor pode iniciar uma interação com os seus alunos através de perguntas como: onde estava o menino? O que cerca o continente americano? Como é o planeta? Se preferir, o educador também pode optar por solicitar a resposta para essas perguntas por escrito, com comentários sobre as respostas feitos oralmente.

Ao final da atividade, conclua afirmando que a Geografia é a área do saber que estuda essas e muitas outras questões, tanto as localizações e distribuições dos fenômenos quanto as transformações e interações que o ser humano realiza com o espaço em que vive, tanto em nível local quanto em dimensões mundiais.

________________________

¹ Ver: CALLAI, H. C. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CALLAI, H. C.; et.al. (Org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Ed. UFRGS/AGB-Seção Porto Alegre, 1999. p. 57-64.


Por Rodolfo Alves Pena
​Graduado em Geografia

As aulas de Geografia nas séries iniciais são importantes na formação social
As aulas de Geografia nas séries iniciais são importantes na formação social
A música de Raul Seixas pode ser um útil instrumento didático¹
Estratégias de ensino-aprendizagem Conceituar Geografia com Raul Seixas
A Geografia pode ser muito interessante. Só depende do professor!
Estratégias de ensino-aprendizagem Como deixar sua aula de Geografia mais interessante?
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola