Topo
pesquisar

Jogo pedagógico para ensino da separação silábica

Estratégias de Ensino

O jogo pedagógico que preparamos para você auxiliará no ensino da separação silábica de palavras que contenham dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos.
PUBLICIDADE

Neste jogo pedagógico é proposta uma atividade de ditado coletivo para a fixação da separação silábica de palavras que possuem dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos.

Dados da aula

  • Objetivos:

- Praticar o reconhecimento de sílabas que contenham dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos;

- Praticar a separação silábica de palavras que contenham dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos;

- Reconhecer novas possibilidades de ensino/aprendizagem por meio de jogos pedagógicos.

  • Duração da atividade:

- 1 aula – 45 min.

  • Recursos da aula:

- palavras que contenham dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos;

- 3 envelopes de cores diferentes;

- Folha de resposta para cada aluno.

  • Público-alvo:

- Alunos do Ensino Fundamental

  • Orientações metodológicas:

Professor (a),

O objetivo maior desse jogo é proporcionar a vivência de um recurso de ensino diferente dos utilizados em sala de aula e, também, motivar os alunos quanto ao conteúdo ensinado. Assim, prepare um ambiente onde eles possam ficar à vontade.

Antes de iniciar, certifique-se de que o material esteja organizado. Para isso, identifique cada envelope com etiquetas de “dígrafos”, “encontros consonantais” e “encontros vocálicos”. Recorte cada conjunto de palavras e coloque no envelope correspondente. Providencie uma folha de resposta para cada grupo.

  • Como jogar?

- Divida a turma em grupos de até 4 alunos ou de acordo com a sua realidade de sala de aula. O importante é que não seja um grupo numeroso;

- Cole no quadro os envelopes com as identificações de forma que toda a turma possa vê-los;

- Entregue para cada turma uma folha de resposta;

- Faça um sorteio para definir a ordem de jogo entre os grupos, do primeiro ao último a jogar;

- Explique que antes de escolher o envelope e fazer a divisão silábica da palavra sorteada pelo(a) professor(a), eles devem registrar a quantidade de pontos que querem apostar na resposta que darão. Oriente para apostarem com números de 1 a 5;

- Inicie o jogo pelo primeiro grupo sorteado, que deverá dizer quanto quer apostar. A aposta deve ser registrada na folha de resposta à caneta. Em seguida, devem escolher o envelope e o(a) professor(a) deverá sortear uma palavra desse envelope. Todos os grupos devem fazer a divisão silábica na folha de resposta. No entanto, apenas o primeiro grupo deverá registrar no quadro a resposta dada para a apreciação do restante da turma. Se o primeiro grupo acertar, ganhará a quantidade de pontos que apostou. Se o grupo errar, não ganhará nada e a professora passará a possibilidade de resposta para os outros grupos, que, se responderam corretamente, ganharão 1 ponto. Assim deverá ser feito sucessivamente com os demais grupos nas próximas rodadas;

- O final do jogo se dará com o término das palavras ou do tempo, e o ganhador será o grupo com o maior número de pontos;

- A premiação é opcional, mas se fizer a opção por realizá-la, sugerimos que seja com algo voltado para o ambiente pedagógico, como livros, dicionários etc.

- Faça o download da sugestão do conjunto de palavras e da folha de resposta a seguir:

Conjunto de Palavras
Folha de Resposta


Por Mariana Rigonatto
Graduada em Letras

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola