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O conceito de Geografia em sala de aula

O esclarecimento do conceito de Geografia em sala de aula é uma necessidade básica para tornar essa ciência mais acessível para os estudantes.
O conceito de Geografia em sala de aula precisa ser esclarecido para evitar dúvidas desnecessárias
O conceito de Geografia em sala de aula precisa ser esclarecido para evitar dúvidas desnecessárias
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O conceito de geografia em sala de aula – e também fora dela – nem sempre é compreendido de forma clara e concisa, o que não é de se estranhar, haja vista que até uma boa parte dos geógrafos não possui facilidade na elaboração de uma síntese sobre tal questão. Essa dificuldade em conceituar essa ciência – e, consequentemente, aquilo que ela estuda – não vem, propriamente, da influência de uma ou outra corrente de pensamento, como muitas pessoas insistem em apontar, mas da existência de uma grande pluralidade de abordagens.

Ao longo do tempo, foram vários os conceitos de Geografia, como a ciência de descrição da superfície terrestre ou o estudo da diferenciação de áreas ou, até mesmo, o estudo do conjunto de aspectos regionais da Terra, entre outras muitas definições. Diante desse conjunto não consensual, é natural, portanto, que não exista certa clareza sobre o que essa ciência possa representar exatamente.

Diante disso, surgem as questões: como transmitir conhecimentos de uma ciência que não sabemos conceituar? É possível esclarecer o que é a Geografia em sala de aula?

Fazer um debate epistemológico durante as aulas parece estar mesmo fora de questão, haja vista que a complexidade do assunto exige um longo tempo para debates e problematizações, além de apresentar uma discussão bastante complexa para estudantes do ensino básico. No entanto, é bom considerarmos a seguinte premissa: o professor não precisa assumir, necessariamente, uma definição clássica ou contemporânea da Geografia, mas trabalhar a sua noção básica.

Assim, é preciso esclarecer aquilo que parece mais simples: a Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico. Afinal, por mais limitada que essa definição seja, é a sua simplicidade que favorece a compreensão inicial dessa ciência para os seus estudantes. O conceito de espaço geográfico, tido como o produto da relação entre sociedade e natureza, também precisa ser evidenciado.

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Como abordar o conceito de geografia em sala de aula?

É comum, no começo do ano letivo, os professores trabalharem o conceito de Geografia de forma rápida e isolada, distanciada de uma aplicação prática, o que se constitui como um dos erros que os docentes da área tendem a praticar. No entanto, além de explicar o que é a Geografia e o espaço geográfico para os estudantes, é importante esclarecer esse conceito à medida que a sua aplicação prática ocorra ao longo do estudo dos diferentes temas. Assim, entende-se que o ensino do conceito de Geografia deve ser executado de maneira transversal ao longo da aplicação do currículo escolar.

Por exemplo: uma aula sobre a estrutura fundiária e as transformações do espaço rural pode ser uma evidência e uma aplicação prática de como a Geografia estuda a dinâmica do espaço geográfico – no caso, o espaço geográfico do campo. O mesmo contexto aplica-se em aulas sobre urbanização, demografia e até sobre as dinâmicas naturais da Terra, como o relevo, haja vista que o conhecimento destas também é necessário para o desenvolvimento das sociedades e suas espacialidades.


Por Me. Rodolfo Alves Pena