Whatsapp

O que faz a levedura crescer?

Estratégias de ensino-aprendizagem

O fungo unicelular Saccharomyces cerevisae, também chamado de levedura, faz a fermentação a partir da respiração aeróbia e anaeróbia.
As leveduras são fungos unicelulares que fazem a respiração anaeróbia
As leveduras são fungos unicelulares que fazem a respiração anaeróbia
PUBLICIDADE

O fermento biológico é feito com o fungo unicelular Saccharomyces cerevisae, muito conhecido como levedura e muito utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas e na produção de pães, bolos, etc. O fungo Saccharomyces cerevisae é chamado de anaeróbio facultativo, ou seja, quando se encontra em um ambiente em que há pouca oferta de oxigênio, ele fará a respiração anaeróbia (fermentação alcoólica) e produzirá gás carbônico e álcool etílico. Quando esse fungo se encontra em um ambiente onde há muita oferta de oxigênio, ele fará a respiração aeróbia e não produzirá álcool, mas, sim, água e gás carbônico (responsável por formar as bolhas que inflam e tornam a massa mais macia).

No experimento proposto a seguir, colocaremos a levedura em contato com açúcar e sal, e veremos em qual dessas substâncias ela consegue se desenvolver. O professor pode usar esse experimento quando estiver trabalhando o conteúdo de respiração aeróbia e anaeróbia.

Material necessário

- Um pacote de fermento biológico seco;

- Um copo;

- Três saquinhos de plástico transparente;

- Caneta;

- Barbante;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Água;

- Sal;

- Açúcar.

Como fazer

- Encha o copo de água e dissolva o fermento mexendo bem até que se dissolva totalmente;

- Pegue os saquinhos transparentes e marque-os com a caneta “açúcar”, “sal” e “nada”;

- Coloque a mesma medida da solução de fermento em cada saquinho;

- No saquinho que está marcado “açúcar”, coloque uma colher de açúcar; e uma colher de sal no saquinho que está escrito “sal”. Mexa bem até dissolvê-los;

- Com o barbante, amarre os três saquinhos na mesma altura e deixe-os descansar, observando o que irá acontecer com cada um deles.

Depois de alguns minutos, é possível observar que apenas o saquinho que continha açúcar está bem cheio de ar, enquanto que os outros dois estão como no início da experiência. Isso ocorre porque a levedura consome todo o açúcar que está dissolvido na água, e a partir disso ela consegue se desenvolver. Ao se desenvolver, a levedura respira de forma aeróbia, liberando gás carbônico, que infla o saquinho.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Artigos Relacionados
Professor, veja aqui uma aula experimental sobre a função do sal na química do pão que você poderá realizar em sala de aula.
O vulcão de levedura é uma forma de se trabalhar a enzima catalase com os alunos. Veja aqui!
Clique aqui e veja como trabalhar a fermentação, com os alunos, em sala de aula.
Professor, veja aqui como você pode abordar em sala de aula o tema “Química do pão” e quais experimentos você pode realizar com seus alunos.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola