Topo
pesquisar

O trabalho do químico no processo de separação de misturas

Estratégias de ensino-aprendizagem

Esta atividade experimental com abordagem investigativa visa ajudar os alunos a aplicarem os conteúdos estudados em propriedades físicas e separação de misturas.
Nesta aula experimental, o próprio aluno, com o auxílio do professor, irá propor o método para descobrir os componentes de uma mistura
Nesta aula experimental, o próprio aluno, com o auxílio do professor, irá propor o método para descobrir os componentes de uma mistura
PUBLICIDADE

A aula experimental é um recurso pedagógico muito importante que pode auxiliar na formação de conceitos por parte dos alunos. Mas, a forma com que o professor conduz essas aulas é muito importante. A técnica mais utilizada pelos professores de química ao aplicarem atividades assim é a de seguir um “roteiro” ou “receita” que já determina cada passo a ser seguido pelos alunos para chegar ao resultado final.

Nesta proposta de aula experimental, porém, você verá que o aluno se colocará no lugar do químico. Será necessário que ele exercite o raciocínio, o questionamento, a habilidade de investigar, de manipular, de comunicar e que relembre os conceitos estudados e as técnicas apresentadas anteriormente em sala de aula pelo professor, como os conteúdos de propriedades das substâncias e métodos de separação de misturas.

Lembre-se, professor, de que seu papel é muito importante, a forma com que você conduz a aula deve colocar o aluno de frente com a situação-problema, de modo que ele se sinta envolvido por ela e que queira resolvê-la. Além disso, deve ter uma abordagem contextualizada, relacionando o conteúdo a ser discutido com fatos cotidianos.

  • Aula experimental proposta:

Essa aula experimental deve ser realizada num laboratório que disponha de materiais adequados para a sua realização. Essa atividade constitui-se basicamente em entregar para cada grupo (de no máximo três alunos) uma mistura diferente, que seja heterogênea e que tenha duas fases líquidas. Os alunos terão a tarefa de atuarem como químicos, precisando descobrir quais são os componentes presentes na mistura recebida.

Aula experimental com abordagem investigativa

  • Abordagem da aula:

O professor deve orientar e prover a assistência necessária para os alunos, sem dar a sua opinião ou dizer diretamente a solução para a situação-problema. Dessa forma, os conceitos serão debatidos e dialogados no desenrolar da atividade.

O professor deve auxiliar o aluno sem dar a resposta

Inicialmente, o professor deve fornecer explicações relacionadas ao conteúdo e aos procedimentos que serão necessários para a realização da atividade. Por exemplo, deve-se apresentar aos alunos o fato de que o químico busca identificar as substâncias presentes em determinadas misturas por meio do estudo de suas propriedades. A partir daí, ele seleciona o método mais adequado para separá-las ou ele pode fazer o processo inverso: primeiro separa os componentes e depois identifica a composição da mistura.

Quanto aos procedimentos experimentais que o professor deve dar suporte aos alunos, está incluído o envolvimento, conhecimento e contato com os equipamentos, vidrarias e outras técnicas básicas de laboratório. Por exemplo, eles precisarão saber determinar a densidade dos componentes da mistura para poder identificá-los por meio da utilização de um densímetro, também será necessária a utilização de termômetros para medir a temperatura de fusão e de ebulição, a utilização de equipamentos para uma destilação, filtração ou outro método de separação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O professor deve então entregar algum texto com informações necessárias para a resolução do problema e que, sem elas, os alunos provavelmente não teriam condições de propor um procedimento coerente para resolvê-lo, por exemplo, uma tabela com diversas substâncias e suas propriedades, como densidade e pontos de fusão e ebulição.

Além disso, o texto deve falar sobre as substâncias presentes nas diferentes misturas que serão entregues aos alunos, como essas substâncias apresentam-se no cotidiano, suas aplicações, importâncias, enfim. Outro fator importante é que o texto tem que levar a discussões que culminem na proposição da situação-problema.

Depois de lerem o texto e receberem as misturas, os alunos deverão discutir como irão proceder para solucionar a questão levantada.

O professor pode fazer as seguintes indagações aos alunos para auxiliá-los no processo:

1. Fale para pensarem em como eles poderiam separar os componentes dessas misturas. Diga para fazerem um esquema, utilizando os métodos de separação de misturas estudados e quais eles podem usar;

2. Depois de separados e determinadas as propriedades dos materiais, diga que eles anotem os dados obtidos e relacionem com o texto dado (incluindo a tabela) para descobrir os componentes da mistura;

Os alunos devem anotar os resultados da aula experimental

3. Peça para dizerem, baseados nos pontos de fusão e de ebulição que encontraram, se as partes que eles separaram são substâncias puras ou ainda correspondem a misturas. Isso será visto da seguinte forma: se os valores dos pontos de ebulição e de fusão forem constantes, trata-se de uma substância, mas se eles se encontrarem entre intervalos de tempo, ou seja, se os pontos de ebulição e de fusão forem variáveis, trata-se de uma mistura.

Aluna verificando se as amostras separadas são substâncias ou misturas

4- Se ainda for uma mistura, peça para que usem outra técnica de separação de misturas e depois identifiquem as propriedades físicas dos componentes obtidos;

5- Os alunos deverão então falar quais foram cada um dos componentes da mistura recebida e se os processos utilizados para separá-los foram físicos ou químicos.

 É importante pedir um relatório individual da atividade realizada para a fixação da aprendizagem.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

A formação de cidadãos críticos envolve um conhecimento mínimo de Química, pois essa ciência está presente em toda a sociedade
Estratégias de ensino-aprendizagem Ensino de Química para formar cidadãos
Ajude seus alunos a compreender a importância da preservação dos mananciais de água e dos custos e trabalhos envolvidos em seu tratamento
Estratégias de ensino-aprendizagem Aula contextualizada sobre separação de misturas
Sistema artesanal de filtração
Estratégias de ensino-aprendizagem Estratégia de ensino sobre separações de misturas
Nas estações de tratamento de água, realiza-se a floculação para separar muitas impurezas que não se sedimentam
Estratégias de ensino-aprendizagem Uso de eletrofloculação para descontaminar a água
O carvão ativado, mostrado no balão de fundo chato, possui muitos poros e uma grande área de superfície para realizar a adsorção
Estratégias de ensino-aprendizagem Adsorção sobre carvão ativado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola