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Sugestão de aula sobre “Give Directions”

Esta sugestão de aula sobre “Give directions” tem como objetivo oferecer ao aluno um ambiente agradável para o aprendizado de um novo e difícil tema.
É difícil ensinar a dar direções em inglês, mas existem alguns métodos que podem ajudar bastante
É difícil ensinar a dar direções em inglês, mas existem alguns métodos que podem ajudar bastante
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Como introduzir um novo conteúdo de inglês sem fazer com que os alunos sintam-se completamente distantes de sua realidade? Muitas vezes, nós, professores de inglês, temos dificuldades de introduzir um novo tema ou conteúdo sem desmotivar os alunos, uma vez que grande parte dos exemplos e modelos que temos para utilizar em sala de aula dista da realidade deles.

Giving directions” é, sem dúvida, um tema sempre muito difícil de ser trabalhado nas aulas de inglês. Os alunos sentem dificuldades para dar direções até mesmo em português; assim sendo, quando eles precisam fazê-lo em outro idioma, a missão fica ainda mais difícil.

Uma ideia interessante e que tem resultado muito positivo é trabalhar a imaginação e a interação dos alunos. Esse estímulo funciona principalmente com as crianças, mas também serve para qualquer faixa etária.

Uma sugestão de aula para fugir da rotina e introduzir o novo conteúdo é a seguinte:

1) Comece a aula por meio de flashcards com imagens de direções como: turn left”, “turn right”, “go up”, “go down”, “go straight ahead, entre outras.

2) Introduza o tema perguntando aos alunos como podemos chegar a algum lugar tendo a escola como ponto de referência. Use lugares que os alunos conheçam, como shopping, padaria, restaurante, supermercado, e que sejam perto da escola. O professor pode fazer perguntas como:

  • Is there a restaurant near here?”

  • How can I get there?”

  • Where is the supermarket?”

  • Can you tell me where is the university?”

  • Can you tell me if there is a drugstore near here?”

3) Explicite bastante o vocabulário, repita as instruções, mostre o máximo de palavras que puder, bem como perguntas sobre o tema. Outras sugestões de vocabulário são:

  • Could you tell me if there is a bus station near here?

  • How can I get there?

  • Can you give me the directions?

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  • Turn right on the third street.

  • It’s on xxx Street.

  • It’s next to the school.

  • It’s in front of the supermarket.

  • It’s across from the park.

  • It’s on the corner of xxx Street and the xxx Avenue.

  • It’s two blocks away.

4) Depois de introduzir o assunto e exemplificar, faça a seguinte dinâmica com os alunos:

Divida-os em grupos de, no máximo, cinco pessoas;

Coloque no quadro o nome dos grupos e deixe espaço para as respectivas pontuações;

Explique aos alunos que um aluno de cada grupo será vendado e que os demais integrantes do grupo deverão dar as direções em inglês para o aluno vendado;

Faça um labirinto na sala de aula com as cadeiras, de maneira que dê para um aluno passar por meio delas;

Coloque uma venda nos olhos do aluno escolhido pelo grupo para a prova;

Mostre aos alunos qual direção deverá ser dada por eles e, então, comece a competição;

Dê um minuto para que os alunos consigam finalizar a prova. Se o grupo conseguir chegar ao final, ganha um ponto; se não conseguir, não pontua;

Repita o mesmo processo com o grupo adversário e, depois, com cada aluno dos respectivos grupos até que todos tenham participado. Quem fizer mais pontos é o vencedor. O professor pode levar um chocolate para gratificar os vencedores.

Ao final da competição, os alunos terão se divertido e trabalhado as expressões aprendidas na prática. Essa é uma atividade que prende bastante a atenção dos alunos e faz com que eles memorizem melhor um conteúdo que não é fácil para eles.


Por Janaína Mourão
Graduada em Letras - Inglês