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Trabalhando o conceito de Escala

Estratégias de ensino-aprendizagem

Utilizando cartazes e fotografias, é possível fazer com que os estudantes visualizem as relações entre tamanho da escala e os níveis de aproximação e detalhamento.
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Ao ensinar os elementos que compõem os mapas, o professor de Geografia sempre encontra na escala um grande desafio. Explicar o conceito de escala e o entendimento sobre a sua relação com a riqueza de detalhes dos mapas é sempre complicado, haja vista que os alunos encontram dificuldades para visualizar essa relação.

Para sanar essa dificuldade, o professor pode trabalhar utilizando fotografias. Como o uso de máquinas digitais é cada vez mais comum, acredita-se que essa atividade seja fácil de ser realizada.

Primeiramente, antes de iniciar a aula, o professor deve produzir um cartaz de tamanho grande (que seja legível para ser visualizado a longa distância) e um cartaz pequeno (tamanho de uma cartolina ou até menor). No cartaz grande, escreva “escala pequena” e no cartaz pequeno escreva “escala grande”.

Em seguida, peça para algum amigo tirar uma fotografia sua (ou de qualquer outra pessoa, desde que ela autorize o uso da imagem) segurando o cartaz maior. Essa foto deve ser tirada de longe e o professor deve garantir que as letras do cartaz estejam legíveis na imagem.

Peça para que tirem uma nova fotografia sua, dessa vez segurando o cartaz menor. Essa foto deve ser tirada bem de perto.

Leve as fotos para a sala, projetando-as em forma de slide ou através de material impresso. Mostre a primeira foto, em que está escrito “escala pequena” e que apresenta o modelo da foto bem distante. Com isso, através de perguntas, estimule-os a entender que a imagem com “escala pequena” apresenta uma área maior, porém é mais difícil perceber nela alguns detalhes da imagem.

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Depois, mostre a foto em que está escrito “escala grande”, em que o modelo da foto encontra-se mais próximo e demonstre que a área representada na imagem é menor, porém é possível perceber um número maior de detalhes.

Após esse exercício, explique para eles que escala é a proporção entre a área real e o que está representado em um mapa ou em uma imagem. Assim, quanto maior a escala, menor a área representada e maior é a riqueza de detalhes, pois, quanto maior a escala, “mais próximo” da área representada o observador se encontra.

Nessa atividade, ao invés de se utilizar cartazes nas fotografias, o professor pode optar em fazer edição das imagens, escrevendo “escala grande” e “escala pequena”, utilizando algum tipo de editor de imagens, como o Adobe Photoshop, o Corel Draw ou até mesmo o Paint.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

A escala em sala de aula
A escala em sala de aula
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